⚡️ INTENSIVÃO DE COREANO ⚡️
Concorra a uma vaga VIP para ter aulas de conversação individuais de graça!
O Chuseok (추석) ou “tchusók” (com a romanização mais próxima do português) é um dos mais importantes e mais longos feriados da Coreia!
Acontecendo na segunda semana do mês de setembro, o feriado também é comemorado em outros países da Ásia: China, Taiwan, Hong Kong, Malásia, e até mesmo na Coreia do Norte, mesmo que somente por um dia lá.
O Chuseok, que um dia já foi chamado de Gabae (가배) ou “gabê”, teve seu início durante o reinado do terceiro rei de Silla (신라 – Xila), oRei Yuri, onde ele e as mulheres da prefeitura de Seorabeol (서라벌 – Sóraból) passaram pelas vilas para examinar a colheita de arroz e a produção de licor, trazendo com eles um festival com canto e dança.
O Chuseok foi oficialmente alocado como feriado em 1949, mas naquela época era um feriado de apenas um dia. Os 3 dias oficiais do feriado só foram oficializados em 1989.
Durante o feriado do Chuseok as famílias coreanas fazem vários rituais, em sua grande maioria baseados em ensinamentos do confucionismo e budismo.
O mais comum desses rituais é o Charye (차례 – Tcháriê), mesmo que ele não seja mais praticado com a mesma frequência de antigamente. Nesse ritual, as quatro últimas gerações ancestrais são homenageadas, e costuma ser realizada na casa do filho mais velho. As famílias colocam o retrato do parente falecido ou um Sinju (신주 – Xindjú), uma placa de madeira que guarda o espírito do ancestral, durante a cerimônia, uma oração é recitada e comidas como Songpyeon (송편 – Sonpión), um bolinho de arroz (similar ao mochi japonês), a sopa de Tteokguk (떡국 – Tókuk), bolachinhas de Yakgwa (약과 – Iaquá), frutas e licor são oferecidos aos ancestrais.
Outro costume comum é o Banbogi (반보기 – Banpogui), onde os moradores das vilas se encontram com seus amigos e familiares, não é um ritual propriamente dito, porém explica a movimentação monstruosa de pessoas durante os dias pré e pós Chuseok, já que a maioria sai de Seul para visitar seus parentes nas cidades de interior da Coreia (também explica o aumento de preço e de procura pelos trens KTX, os trens-bala da Coreia).
O Songpyeon (송편 – Sonpión), que mencionamos acima, é uma das comidas mais comuns do Chuseok. O bolinho de arroz com formato de meia lua é feito de uma mistura de farinha de arroz com água quente, formando uma massinha recheada com soja cozida, castanhas esmagadas ou sementes de gergelim. A textura é similar ao mochi japonês, mas o gosto é completamente diferente.
Outra comida super comum é o Jeon (전 – Djón), uma panquequinha feita com pedaços de peixes, carnes e vegetais fritos com uma massa de farinha e ovos. Jeon de Kimchi é uma delíciafica a dica!
Atualmente, como é na Coreia em época de Chuseok?
Quem é fã de k-pop já deve saber, porém, assim como as empresas e locais turísticos, é comum que as empresas de k-pop façam algum tipo de evento com seus idols para o Chuseok. Desde práticas de dança vestidos de Hanbok, um programa de variedade com jogos tradicionais, e até vídeos de culinária tradicional, a mistura de k-pop com o Chuseok tem apresentado esse feriado tão querido aqui na Coreia ao público internacional.
Mas e aí, agora que já sabe tudo sobre o Chuseok, tem alguma tradição em especial que você gostaria de experimentar? Deixe aqui nos comentários.
Enhypen – Jogo de Equilíbrio do Chuseok
Stray Kids – Show de variedades do Chuseok
BTS – Saudação de Chuseok
Chuseok | Tchusók
Nome do feriado
Gabae | Gabê
Nome antigo do feriado
Silla | Xila
Nome de um dos 3 reinos que formavam a Coreia no passado
Seorabeol | Sóraból
Uma das vilas de Silla
Charye | Tchariê
Ritual das 4 gerações de ancestrais
Sinju | Xindju
Amuleto de um ancestral feito de madeira
Seongpyeon | Sonpión
Bolinho de arroz com recheio de soja
Tteokguk | Tókkuk
Sopa de bolinho de arroz (salgado)
Yakgwa | iaquá
Bolacha feita de mel e farinha
Banbogi | Banpogui
Tradição de visita à familia e amigos durante o feriado
Jeon | Djón
Panquequinha coreana
Hanbok | Rãnbok
Vestimenta tradicional coreana