⚡️ INTENSIVÃO DE COREANO ⚡️
Concorra a uma vaga VIP para ter aulas de conversação individuais de graça!
Essa semana celebramos no Brasil uma das épocas mais aguardadas pela criançada depois do Natal. Estamos falando do Dia das Crianças. Comemorado pelos brasileiros em 12 de outubro, é comum que muitas crianças recebam algum tipo de presente nesta data, principalmente brinquedos.
Na Coreia do Sul, o Dia das Crianças também é um feriado bastante importante, mas diferentemente do Brasil, ele é celebrado no dia 5 de maio. Neste dia, todos os cidadãos ganham uma folga para aproveitar o dia. Nada como dar uma pausa no trabalho para curtir um tempo de qualidade com a família toda!
Conhecida como 어린이날 (eolin-inal / órininar), onde 어린이 significa criança e 날 significa dia, a data traz um significado especial para lembrar a necessidade das crianças serem amadas, cuidadas e respeitadas pela sociedade, dando sonhos e esperanças para elas. Além de homenagear os adultos que contribuíram para melhorar a vida das crianças.
Assim como em alguns países, na Coreia do Sul, pais e filhos não conseguem passar tanto tempo juntos devido à carga horária extenuante de trabalho e de estudos. As crianças, desde bem novas, já estão se preparando com afinco para provas importantes, incluindo os testes de proficiência na língua inglesa.
Durante o 어린이날, há diversos eventos como: desfiles e demonstrações de taekwondo, beisebol e futebol, entradas gratuitas para as crianças em parques de diversões, centros comunitários, museus, zoológicos, cinemas, entre outros. Além da tradicional brincadeira, yut nori (윷놀이) [iúnnôrí] e o jogo do nunchi (눈치게임) [nunchigeim].
O 어린이날 surgiu por volta da década de 1920, ainda quando a Coreia estava sob o domínio da ocupação japonesa. Nesse período, o escritor e ativista Bang Jeong Hwan (방정환) percebeu a importância da educação infantil em prol do futuro do país, pois naquela época as crianças estudavam somente até a escola primária, o que era insuficiente para ter um aprendizado adequado.
Conhecido como o pai da literatura infantil e um dos primeiros defensores dos Direitos das Crianças, Bang Jeong Hwan percebeu como as dificuldades econômicas podem afetar as crianças e corromper sua inocência. Através das suas obras literárias, reforçou que a visão e a boa vontade triunfarão sobre o mal e buscarão restaurar a pureza da infância.
Além de promover uma série de melhorias nas condições de vida e educação das crianças, Bang Jeong Hwan estabeleceu um dia inteiramente dedicado para os pais refletirem sobre a importância das crianças e da sua educação e instrução, através da Declaração do Dia das Crianças (어린이 날 선어문) [eolin-i nal seon-eomun/ órininar sónómun]. Inicialmente celebrado no dia 1º de maio, foi posteriormente transferido para o dia 5 de maio, para não coincidir com o Dia dos Trabalhadores.
Aliás, vale ressaltar que maio é o Mês da Família (가정의 달) [gajeong-ui dal / kádjón-e tár] e nesse período também é comemorado o Dia dos Pais (어버이날) [eobeoinal / óbóínar] – que inclui mãe e pai na mesma data.
eolin-i | órini
crianças
nal | nar
dia
nolda | nôrdá
brincar
dongmul-won | dônmuruón
jardim zoológico
seonmul | sónmur
presente
nol-igong-won | nôrígôn-uón
parque de diversões
haengboghada | rénbôkádá
ser feliz
ai | áí
criança
jangnangam | djannangam
brinquedo
nol-igigu | nôrígígu
brinquedos nos parques de diversões
gonghyuil | kônriúír
feriado nacional
bagmulgwan | pákmurgoán
museu
Você já sabia da história do Dia das Crianças na Coreia? O que mais chamou a sua atenção sobre esse feriado? Conte para a gente!
Fontes: