Talvez, não deu tempo de aprender tudo que você gostaria, mas a sua viagem para a Coreia está chegando, quais são as frases mais importantes para aproveitar a sua viagem?
Aproveite para treinar sua pronúncia com os áudios do professor Mario!
안녕하세요!
[Annyeonghaseyo – Anióngasseyô]
Oi/Olá!
Todo mundo já deve saber, mas dizer “Oi” ou “Olá” é uma das coisas mais importantes para se aprender em uma língua, porque sabendo isso já dá para pelo menos cumprimentar todo mundo. Além disso, os coreanos consideram que usar esta expressão já é um grande esforço por parte das pessoas, e eles ficam muito felizes ao ouví-la.
감사합니다.
[Gamsahamnida – Kamsamidá]
Obrigado.
E claro, sempre com educação, a segunda coisa mais importante para se aprender é dizer “obrigado”, né? Em coreano, existem várias maneiras de dizer “obrigado” dependendo do nível de polidez que você precisa usar com quem você esteja conversando, mas, como não tem como saber, melhor usar a maneira mais polida possível, que é o bom e velho “감사합니다~”.
죄송합니다.
[Chesonghamnida – Tchesónrramida]
Desculpa.
Assim como agradecer é importante, quando erramos, também devemos nos desculpar. E tal como o “obrigado”, no coreano existem várias maneiras de dizer “me desculpe”, dependendo do nível de polidez. Então melhor usar a forma mais polida.
얼마예요?
[Eolmaeyo? – Ólmaeiô?]
Quanto custa?
Claro que na sua viagem você vai querer fazer comprinhas, não é mesmo? Álbuns de kpop, maquiagens, skincare, lembrancinhas para a família… Mas quando chegar na tia da vendinha, como faz pra perguntar o preço? Repete aqui com o Professor Mario!
이거 주세요.
[igo chuseyo – igó tchuseyo]
Este, por favor.
Você está na loja, perguntou o preço e escolheu qual produto você quer. Como comunicar isso para o vendedor? Esta frase significa literalmente “me dê isso”.
카드로 계산 되나요?
[caduro kaesan dwaenayo? – kadurô quêsan tuênaiô?]
Posso pagar com cartão?
Chegou a hora de pagar, como perguntar se pode pagar com cartão? Bora aprender com a gente! Ah, para quem estiver se perguntando, aqui na Coreia também temos crédito e débito, mas usando um cartão internacional, ou seja, um cartão que não seja de um banco coreano, a transação geralmente é computada como crédito.
봉투도 주세요.
[Bongtu do chuseyo – Bóngtú dô tchuseyo]
Me dê uma sacola também por favor.
Para levar suas comprinhas para casa você vai precisar de uma sacola, né? O vendedor provavelmente vai te oferecer, mas caso ele não ofereça, você pode pedir assim! Lembrando que na Coreia você tem que pagar pelas sacolas, tanto plásticas quanto de papel, nas lojas, mas não é muito não, por volta de 50 ou 100 won ( 20 a 40 centavos).
티머니 충전하고 싶어요.
[T-Money chungjeon hago shipoyo – Tí-môni tchúndjéon rrago xipóiô]
Gostaria de recarregar o meu T-money.
Para ir para qualquer lugar aqui na Coreia usando meios de transporte, uma das coisas mais úteis que você vai ter é o seu T-Money, que é basicamente um bilhete único que funciona para ônibus, metrôs e táxis. Dá até pra usar em algumas lojinhas de conveniência! Porém é importante lembrar de recarregar o cartão. Caso você não tenha acesso a uma das máquinas presentes nas estações de metrô, que tem instruções em inglês também, você pode recarregar o seu T-money em uma lojinha de conveniência usando essa frase e comunicando ao atendente a quantia que você gostaria de colocar no cartão.
깎아 주세요.
[Kkakka chuseyo – Ká Ká tchúseiô]
Me dá um desconto?
Quando estamos fazendo comprinhas, não tem nada melhor do que ganhar aquele descontinho! Se bater a coragem e você quiser pedir um desconto para um vendedor, você pode usar essa frase. Lembrando que não é toda loja que você vai poder usar ela. Os melhores lugares para usar essa frase são os mercados noturnos de Dongdaemun, Myeongdong e os mercados de ajummas.
제 사진 좀 찍어 주시겠어요?
[Che sajin chom cchigojushigeseoyo? – Tchê sajin tchóm Tchigó tchúxiguêsóiô?]
Você poderia tirar minha foto?
Se você estiver viajando sozinho, essa frase vai ser super útil. Porque às vezes estamos num ponto turístico super legal e a selfie não é suficiente para mostrar o monumento atrás da gente. Então com essa frase você pode pedir para alguém tirar a foto para você.
E aí, gostaram das frases? Aqui a gente cobriu o bem básico, mas se você quiser chegar na Coreia gabaritando na gramática dá uma olhada no nosso curso do Coreano Online!
Você ainda não sabe ler e escrever em coreano? Então venha participar do nosso minicurso totalmente gratuito de Hangul! São aulas gravadas com professores nativos que vão te ensinar a pronúncia e a escrita verdadeira do Hangul, além de um e-book interativo para você praticar enquanto se diverte! Não fique fora dessa!! Clique aqui e começe a aprender agora o alfabeto coreano!