Receba informações sobre bolsas de estudos da Coreia no seu email! 🎓

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente emails semanais sobre as principais bolsas de estudos na Coreia!

Receba info sobre bolsas de estudos na coreia

Oi, muito prazer! Eu sou o Yoongi, seu professor de coreano!

Deixe seu e-mail aqui para conhecer o Coreano Online, o melhor curso de coreano do Brasil!

Quer aprender coreano comigo - redirecionamento

Receba um Ebook Interativo no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um ebook interativo para aprender o alfabeto coreano.

Receba um ebook interatvo

Receba dicas de como aprender coreano no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um material em PDF informando passo a passo de como estudar coreano de forma eficiente.

Dicas de como aprender coreano em pdf
Jeong significado

Jeong: o significado da palavra mais importante na Coreia

A cultura coreana é uma das mais ricas do mundo, e uma das suas palavras mais simbólicas é Jeong, em coreano se escreve 정 e no hanja é 情. Assim como em português a palavra “saudade”, não há uma tradução idêntica em outras línguas, o significado de Jeong também não tem uma tradução exata em outros idiomas, mas se aproxima de um sentimento de conexão emocional profunda entre as pessoas. Esse vínculo pode ser entre amigos, familiares ou até mesmo com um lugar, natureza ou objeto.

Enfatizando a importância do sentimento em vários relacionamentos, desde a relação entre pais e filhos até o amor romântico, esse conceito que é difícil de explicar, mas fácil de se sentir, traz a ideia de empatia e simpatia, um sentimento que as pessoas têm quando sentem que estão verdadeiramente conectadas a outras pessoas e coisas. Ele é importante na forma como as pessoas se relacionam com a natureza e com o meio ambiente, além de ser valorizada por sua capacidade de inspirar generosidade, lealdade, respeito e gratidão.

Não é à toa que uma forma especial de Jeong é a relação com os ancestrais. Na cultura coreana, é comum acreditar que os ancestrais continuam a influenciar a vida dos seus descendentes, e Jeong é o sentimento de respeito, lealdade e gratidão para com os antepassados. Essa relação especial com os ancestrais é tão importante na cultura coreana que há um feriado nacional, o Chuseok, dedicado a homenagear os antepassados.

Três maneiras de aplicar Jeong em sua vida diária para construir conexões autênticas e significativas com as pessoas ao seu redor:

  • Demonstre interesse genuíno – Quando você se importa com as outras pessoas, elas podem sentir e apreciar isso. Faça perguntas para conhecer melhor as pessoas ao seu redor, ouça com atenção suas respostas e mostre que você está realmente interessado em quem elas são e o que pensam.
  • Mostre gratidãoQuando alguém faz algo por você, mesmo que seja algo pequeno, mostre gratidão. Dizer “obrigado” pode parecer simples, mas pode ser uma forma poderosa de demonstrar a alguém que você valoriza o que ela fez por você.
  • Esteja presenteQuando estiver interagindo com alguém, esteja presente no momento. Evite distrações, como ficar mexendo no celular, e concentre-se na pessoa com quem você está interagindo. Isso pode ajudar a construir uma conexão mais profunda e significativa.

A compreensão do significado de Jeong pode ser útil para construir relacionamentos mais profundos, não apenas na cultura coreana, mas também em outras culturas ao redor do mundo.

정 관련 어휘 – Vocabulário relacionado a Jeong:

  • [djong] Jeong: A palavra que transmite a ideia de vínculo emocional.
  • 사랑 [sarang] – Amor: Um dos sentimentos mais associados a Jeong.
  • 우정 [udjong] – Amizade: Outro tipo de conexão emocional profunda que é importante na cultura coreana.
  • 그립다 [kuriptá] – Sentir saudade, sentir falta: O sentimento de falta que se tem de alguém ou de algo que se tem Jeong.
  • 공감 [kongam] – Empatia, simpatia: A capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e sentir o que ela está sentindo.
  • 헌신 [rónshin] – Dedicação: A disposição de se dedicar a alguém ou a alguma causa que se tem Jeong.
  • 소중 [sôdjung] – Valor: O sentimento de que algo ou alguém é importante e deve ser cuidado com carinho.
  • 편안 [piónan] – Conforto: A sensação de tranquilidade e segurança que se tem quando se está perto de algo ou alguém com quem se tem Jeong.

Se você assistiu ao filme Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você, provavelmente já ouviu a palavra Jeong sendo mencionada e como a personagem principal, Lara Jean, a descreveu.

Minha vó me ensinou uma palavra coreana. É jung. É a conexão indestrutível entre duas pessoas. Mesmo quando o amor vira ódio, sempre haverá um carinho pela pessoa. A Gen e eu temos jung. Parte de nós sempre será conectada. – Lara Jean

Jeong significado

No filme, Lara Jean usa a palavra “jung” em vez de “jeong”. Porém, ambas possuem o mesmo significado e são escritas da mesma forma em coreano como . A única diferença entre elas é a forma como são romanizadas.

Quer mais? Nos dramas também encontramos como o significado Jeong é percebido, mesmo que a palavra não seja mencionada explicitamente:

Jeong significado

Este drama romântico gira em torno de uma sul-coreana que cai acidentalmente na Coreia do Norte e é ajudada por um oficial do exército norte-coreano. O Jeong é uma emoção presente em vários momentos do drama, não só entre o casal principal, mas entre aqueles que fazem de tudo para ajudar os dois.

Jeong significado

O drama familiar retrata a vida de cinco famílias vizinhas em Seul nos anos 1980. O Jeong é abordado como uma emoção presente nas relações familiares, de amizade e amorosas dos personagens.

Jeong significado

Segue a história de uma escritora de livros infantis e um cuidador que trabalha em um hospital psiquiátrico e cuida de seu irmão mais velho que sofre de um transtorno do espectro autista. O Jeong é uma das emoções que ajuda a construir os laços entre os personagens e os ajudam a superar os problemas emocionais que eles enfrentam.

Jeong significado

Este drama médico retrata a vida de cinco médicos que são amigos desde a faculdade e trabalham juntos em um hospital em Seul. O Jeong é uma das emoções que é abordada como uma força motriz nas relações entre colegas de trabalho e amigos.

Jeong significado

A história de uma mãe que morreu e volta como um fantasma para se reconectar com sua filha e seu marido. O Jeong é abordado como uma emoção que permeia as relações entre os personagens e que ajuda a construir laços afetivos.

O Jeong é um conceito poderoso que pode trazer muitos benefícios para nossas vidas. Você já tinha ouvido falar nessa palavra?

Se você deseja mergulhar mais profundamente na cultura coreana e aprender o idioma. No Coreano Online, você terá acesso a um ambiente de aprendizado moderno e eficiente, com aulas interativas e interessantes que mostram a língua e a cultura em ação. Clique aqui para saber mais e garanta já a sua matrícula!

E se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com seus amigos. Nos siga também nas redes sociais: Instagram e Twitter.