⚡️ INTENSIVÃO DE COREANO ⚡️
Concorra a uma vaga VIP para ter aulas de conversação individuais de graça!
Assim como muitos de nós sabemos os significados por trás das cores da bandeira brasileira, talvez você também já tenha parado para pensar sobre o que significam aquelas cores e símbolos na bandeira da Coreia do Sul. Afinal, elas devem ter alguma importância para os coreanos. Mas você sabia que, além de todo um significado, a bandeira sul-coreana também tem o seu próprio nome?
A bandeira nacional da Coreia do Sul é conhecida como Taegeukgi 태극기 [téguki]. Ela é composta por um círculo vermelho e azul no centro, dividido em duas partes iguais por uma linha ondulada, cercado por um fundo branco, além dos quatro trigramas pretos nos cantos. O círculo vermelho e azul no centro, taegeuk 태극 [téguk], simboliza a harmonia e o equilíbrio entre os opostos – os princípios fundamentais da filosofia chinesa do yin e yang, onde o vermelho representa o yang, o princípio positivo e luminoso, enquanto o azul representa o yin, o princípio negativo e escuro.
Os trigramas, 건 [kón], 곤 [kôn], 감 [kam] e 리 [li] representam os elementos da natureza – céu, terra, fogo e água. Cada trigrama também representa as quatro estações (primavera, verão, outono e inverno) e também as quatro direções (norte, sul, leste e oeste), enquanto o fundo branco representa a claridade, paz e pureza. Toda essa simbologia representa a harmonia entre a natureza e a humanidade.
Uma curiosidade sobre o fundo branco é o termo 백의민족 [péguimindjôk], que significa literalmente “o povo das vestes brancas”, referindo-se ao povo coreano que tradicionalmente usava vestimentas brancas em muitas ocasiões, principalmente no século XIX. 백 [pék] significa branco, 의 [uí] significa roupas e 민족 [mindjôk] significa povo. Além disso, o branco é considerado uma cor significativa na cultura coreana, simbolizando pureza, simplicidade e inocência.
Apesar de ter sido adotada oficialmente como bandeira nacional em 1948, quando a Coreia finalmente conquistou a independência após anos sob a ocupação japonesa e a subsequente divisão do país em duas nações distintas, a bandeira foi criada pela primeira vez ainda no período imperial em 1882 pelo Rei Gojong 고종 [kodjon], da Dinastia Joseon. Naquele período, o país buscava modernização e afirmação como nação independente, uma vez que não possuía uma bandeira oficial, mas apenas estandartes e outras bandeiras dos reinos.
A primeira versão da Taegeukgi foi projetada pelo político, diplomata e príncipe consorte Geumneung, chamado Park Yeong-hyo 박영효 [pak iónriô], que se baseou nas ideias da filosofia chinesa do yin e yang para criar o design. No entanto, a bandeira foi proibida durante o período de colonização japonesa na Coreia, de 1910 a 1945, quando a bandeira japonesa foi obrigatória em todas as escolas e prédios públicos.
De 1948 até os dias atuais, a Taegeukgi tem sido a bandeira nacional da Coreia do Sul e uma importante fonte de orgulho e identidade para o povo coreano.
A Taegeukgi 태극기 é um importante símbolo coreano que representa a história, a cultura e a identidade do país, sendo frequentemente vista desde celebrações a manifestações que promovem a reunificação pacífica da península coreana.
Você tem uma Taegeukgi 태극기 na parede do seu quarto ou mesmo no seu computador ou celular?
A cultura coreana é fascinante e diversa, com uma rica história e tradições vibrantes. Se você quer aprender mais sobre a cultura e o idioma coreano, venha para o Coreano Online e comece a aprender agora mesmo! Não perca a oportunidade de aprender com o apoio de professores experientes que vão te ajudar a progredir e ainda no seu próprio ritmo. Não perca mais tempo, clique aqui e garanta já a sua vaga!