Os coreanos têm 3 idades diferentes? Entenda a idade coreana!

Você sabia que os coreanos já nascem com 1 ano de idade? Além disso, eles têm 3 idades diferentes! Não entendeu? Então, leia este post até o final e fique por dentro da idade coreana!

Você já se perguntou por que os coreanos parecem mais jovens do que realmente são? Será que eles têm algum segredo além dos cuidados com a aparência ou genética? Na verdade, a resposta pode estar na forma como eles contam a idade. Você sabia que os coreanos já nascem com 1 ano de idade? A idade coreana é um assunto que desperta curiosidade e fascínio em muitas pessoas ao redor do mundo.

Receba nosso material gratuito para aprender coreano!

Isso mesmo, na Coreia, a contagem de idade é calculada de forma diferente da maioria dos países ocidentais. Lá, ao contrário do sistema que usamos, onde a idade é contada a partir do momento do nascimento, na Coreia é usado o sistema de idade baseado no calendário lunar. Embora pareça estranho para quem não está familiarizado com o sistema de idade coreano, há uma explicação lógica por trás de tudo isso.

A ORIGEM

Tudo começou pela forma como os países orientais da esfera cultural chinesa, como China, Coreia, Japão, Vietnã, nomeavam os anos. Havia duas formas principais: a numeração baseada em alguma era (muitas vezes conectada com o reinado de um monarca, mas não sempre) e o ciclo sexagenário de “troncos e galhos”, além do animal do zodíaco chinês.

Por exemplo, quem nasceu no ano (ocidental) 2020, nasceu no ano do rato – 庚子 (Rato Yang de Metal, 경자) ou no ano 2 da era Reiwa (do Japão, único país que ainda usa eras baseadas no reinado, Taiwan tem também uma contagem baseada na criação do estado atual e a Coreia do Norte começa a contar a partir do nascimento do Kim Il Sung), passou já pelos anos do Rato (2020), do Boi (2021), do Tigre (2022) e está agora no ano do Coelho (2023), portanto já viveu durante 4 anos.

Na nossa tradição ocidental, o importante é o dia do nascimento, na Coreia e demais países orientais é o ano do nascimento que conta. O ano em que você nasceu foi seu primeiro ano, seguido pelo segundo, pelo terceiro e assim por diante. No seu primeiro ano (Rato) você “é” 1살 (1 ano), no ano seguinte (Boi), você é 2살 (2 anos), etc.

Os coreanos levam em conta o tempo que a pessoa passou no útero da mãe, uma vez que é um período de crescimento e desenvolvimento. Assim, quando um bebê nasce, ele já tem 1 ano de idade. Contar o tempo de gestação de 9 meses como 1 ano de vida é apenas uma forma de releitura do pensamento ocidental na tradição oriental, é uma forma de análise anacrônica que tenta impor uma visão eurocentrista à tradição oriental.

A gestação na Coreia é de tradicionalmente 10 meses, pela mesma razão dos anos: você não conta quantos meses/anos completos, mas por quantos meses/anos você já passou.

Inclusive quando os coreanos perguntam há quanto tempo aconteceu algo, eles podem dizer que algo aconteceu há 9 anos atrás (9년) ou que estamos no décimo ano (10년차) desde que aquilo aconteceu.

idade coreana

TODO MUNDO FICA MAIS VELHO NO DIA 1º DE JANEIRO

E não para por aí! Além de já nascerem com 1 ano, os coreanos também adicionam 1 ano a mais à sua idade no dia 1º de janeiro, independentemente do dia do seu aniversário. Por exemplo, um bebê que nascer em 31 de dezembro de 2023 terá 2 anos no dia seguinte, em 1º de janeiro de 2024. Ou seja, ele terá 1 dia completo de idade (o que é óbvio para qualquer coreano), mas já terá passado por dois anos no calendário: 2023 e 2024. Então, ele estará no seu segundo ano/calendário/folhinha de vida. 

Imagine que você conhece um coreano simpático e quer saber a idade dele, então pergunta: “Quantos anos você tem?”. Ele responde: “28 anos”. Você pensa: “Nossa, ele é bem mais velho do que eu”. Mas aí você descobre que ele nasceu em 30 de dezembro de 1995, ou seja, ele tem 26 anos pela idade internacional, 27 anos pela outra idade oficial coreana e 28 anos pela idade coreana. E agora? Quem é mais velho? Quem deve usar o termo honorífico? Quem deve pagar a conta do restaurante?

Sendo assim, para nós estrangeiros, é mais fácil perguntar o ano em que a pessoa nasceu do que a idade em si. Dessa forma, temos uma ideia mais clara de quantos anos a pessoa realmente tem.

Confuso, não é mesmo? Mas há uma explicação para isso. Na cultura coreana, a idade é um fator importante para determinar o status social e o respeito entre as pessoas. Por isso, eles preferem ter uma idade comum para todos os que nasceram no mesmo ano, facilitando a forma como eles interagem entre si.

No entanto, esse sistema também pode gerar algumas confusões e inconvenientes. Por exemplo, se você for viajar para a Coreia do Sul, você pode ter que se adaptar às leis e costumes locais baseados na idade lunar. Isso significa que você pode até mesmo ser considerado menor de idade em alguns casos.

Para evitar esses mal-entendidos, é muito comum os coreanos perguntarem o ano de nascimento das pessoas, em vez da idade em si. Assim, eles podem calcular rapidamente qual é a diferença entre eles e qual é o nível de formalidade que será usado para falar com a pessoa. Pois é, a idade é muito importante para definir as relações sociais e hierárquicas na Coreia. Por isso, é essencial saber se alguém é ou não mais velho do que você.

Além disso, os coreanos também precisam informar a sua idade internacional (a que nós usamos no ocidente) quando precisam de documentos oficiais ou internacionais, como passaporte ou visto. Por isso, muitos deles têm duas idades: uma para o uso cotidiano e outra para o uso legal.

idade

Quer aprender coreano comigo?

A IDADE COREANA VAI ACABAR?

Essa tradição de calcular a idade coreana pode estar com os dias contados. Isso porque, de acordo com o atual presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol (윤석열), as diferenças de cálculo da idade acabam resultando em confusão. Afinal, os coreanos têm três formas diferentes de falar sobre a sua idade:

  • a idade assim que nasce;
  • a idade que ganha logo no primeiro dia de janeiro e
  • a idade internacional.

Essa nova proposta está sendo considerada por conta da crescente influência da cultura global e a necessidade de harmonizar o sistema de idade coreano com práticas internacionais. Além disso, a Coreia tem recebido cada vez mais estrangeiros. Mas vale lembrar que o sistema internacional já existe na Coreia desde 1962 e é utilizado na maioria dos processos administrativos e definições legais.

O que acha do sistema de contagem da idade coreana? Você gostaria de ter um ano a mais ou a menos na Coreia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Que tal aprender muito mais? Com o Coreano Online, você pode estudar em qualquer lugar, a qualquer hora e ter acesso a um conteúdo completo e de qualidade. Aprenda a falar, ler e escrever em coreano com a ajuda dos nossos professores. Clique aqui e não perca esta oportunidade de se matricular!

Nos siga também nas redes sociais: Instagram, TikTok, Twitter, YouTube e Facebook.