Receba informações sobre bolsas de estudos da Coreia no seu email! 🎓

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente emails semanais sobre as principais bolsas de estudos na Coreia!

Receba info sobre bolsas de estudos na coreia

Oi, muito prazer! Eu sou o Yoongi, seu professor de coreano!

Deixe seu e-mail aqui para conhecer o Coreano Online, o melhor curso de coreano do Brasil!

Quer aprender coreano comigo - redirecionamento

Receba um Ebook Interativo no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um ebook interativo para aprender o alfabeto coreano.

Receba um ebook interatvo

Receba dicas de como aprender coreano no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um material em PDF informando passo a passo de como estudar coreano de forma eficiente.

Dicas de como aprender coreano em pdf

Dalgona Candy: Aprenda a fazer o famoso doce coreano de Squid Game (Round 6)

Mesmo que você não tenha assistido ao drama 오징어 게임 [ôdin-o keim] – Squid Game (Round 6), é bem provável que já tenha ouvido falar no famoso doce coreano 달고나 [targona], o Dalgona Candy. Esses doces, que já eram populares na Coreia, viraram febre em vários países com o sucesso do drama.

Receba e-mails sobre bolsas de estudo na Coreia do Sul! 👩‍🎓👨‍🎓

VAMOS LÁ!

Uma das partes mais interessantes do Dalgona é tentar soltar o desenho sem quebrar o doce. Mas no drama, a adrenalina é muito maior, pois se o personagem quebrasse o doce, era o fim dele (oops, demos um spoiler!) E para quem ainda não ouviu falar no 달고나, ele é um dos doces mais fáceis de fazer. Mas antes de te ensinar o passo a passo, vem conhecer um pouco sobre a sua história.

dalgona

달고나 유래: Origem do Dalgona

Esse tradicional doce coreano teve sua origem por volta dos anos 1950. Porém, o que hoje chamamos de Dalgona, na realidade tem um outro nome –  ppopgi 뽑기 [popki]. Isso porque o Dalgona original mesmo é feito com glicose sólida e não tem aquele molde de biscoito decorando o doce, já o ppopgi é feito com açúcar puro e leva os moldes de estrela, triângulo, círculo no centro do doce.

Ah, e dependendo de cada região da Coreia, o nome desse doce pode variar ainda mais, como: ttigi (띠기), ttegi (떼기),  jjokja (쪽자), orittegi – orittigi (오리떼기 – 오리띠기), ttong-gwaja (똥과자), gukja (국자).

Esses doces eram muito populares entre as crianças durante as décadas de 1960 até o início dos anos 1980. Com a ajuda de um palito, a criança que conseguisse remover o desenho sem quebrar o doce ganhava outro Dalgona – bem diferente de Squid Game, ufa! Aliás, o nome ppopgi significa “escolher”, “puxar”, “tirar” ou “sortear”. E mesmo que pareça, não é tão fácil remover o desenho do doce.

Quer aprender coreano comigo?

EU QUERO!

O Dalgona (ou ppopgi) leva apenas 2 ingredientes: açúcar e bicarbonato de sódio. Com sua cor de caramelo e textura dura, o dalgona é preparado usando uma concha de sopa direto ao fogo. Vem que a gente te ensina o passo a passo em detalhes!

재료 – Ingredientes:

설탕 2 숟가락
2 colheres de sopa de açúcar
베이킹 소다 한 꼬집
uma pitada de bicarbonato de sódio

준비 – Preparo:

섞기 – Mexer:
Coloque 2 colheres de sopa de açúcar em uma concha de sopa, em fogo baixo, e mexa bem até o açúcar se dissolver e ficar com a cor de caramelo.
빼다 – Retirar:
Retire do fogo e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio. Mexa rápido até que a mistura fique incorporada.
부어 주다 – Despejar / Derramar:
Despeje o doce sobre uma superfície fria, como mármore (da pia), ou sobre o papel manteiga em dois círculos iguais.
눌러 주다– Pressionar:
Usando o fundo (reto) de uma forma ou panela (com um pouquinho de açúcar refinado untado no “bumbum” da forma/panela), pressione levemente o doce até deixá-lo achatado. Deixe a panela (ou forma) em cima do doce por 8 segundos e retire. Com a ajuda de um molde cortador de biscoito (de sua preferência), centralize a figura no meio do doce e pressione até o fim, para marcar bem o desenho e retire a forma.

E pronto! Só isso? Sim, apenas esses passos e está pronto.

Outras versões populares de Dalgona:

  • Dalgona Coffee –  um café cremoso e gelado, 
  • Pipoca com dalgona.
dalgona

Bem fácil de preparar, né? E aí, você já conseguiu soltar o desenho sem quebrar o Dalgona?

Viu como dá para aprender coreano enquanto prepara um delicioso doce? No Coreano Online, os alunos dos planos Plus e VIP, além das aulas normais, também contam com aulas ao vivo e têm acesso às aulas de culinária que o Mário 선생님 [sonsennim] preparou. Gostou? Venha estudar com a gente, clique aqui e conheça mais sobre todos os nossos planos!

Nos siga também nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.