⚡️BLACK WEEK⚡️

CURSO COM ATÉ 50% OFF

DIAS

HORAS

MINUTOS

SEGUNDOS

Gwangbokjeol: O dia em que a Coreia se libertou do Japão

O dia 15 de agosto é um dos feriados mais importantes tanto na Coreia do Sul, quanto na Coreia do Norte. Estamos falando do Gwangbokjeol, Dia da Libertação Coreana. Quer saber por quê dele ser tão importante? Vamos lá!

Por que o dia 15 de agosto, o dia do Gwangbokjeol, é tão importante para os coreanos? Se você já leu o nosso post sobre o Samiljeol, o Dia do Movimento Primeiro de Março, já está por dentro de que o povo coreano por um longo período viveu sob o domínio colonial japonês, 일제 강점기 [irdje kandjomgi], literalmente “ocupação japonesa”, que começou em 1910 e terminou apenas em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial.

Por quase 35 anos, a Coreia enfrentou uma série de mudanças drásticas e desafios. O domínio japonês impôs a sua língua, cultura e costumes sobre o povo coreano, buscando assimilar a Coreia ao Japão. Isso resultou na repressão da cultura coreana, na supressão da língua coreana e na tentativa de apagar a identidade cultural do país.

Gwangbokjeol

A LIBERTAÇÃO

No dia 15 de agosto de 1945, o Japão se rendeu, pondo fim à Segunda Guerra Mundial. Os líderes coreanos declararam sua independência, começando assim uma nova história para a Coreia, que finalmente estava livre do domínio e da opressão japonesa. 

Com isso, o dia 15 de agosto ficou marcado pelo tão aguardado Gwangbokjeol 광복절 [koánbokdjor] – Dia da Libertação Coreana. E também pelo estabelecimento do governo da República da Coreia, que ocorreu em 15 de agosto de 1948. Este é um dia e tanto para celebrar e relembrar os heróis que contribuíram para a libertação do seu povo.

O SIGNIFICADO

Se separarmos cada sílaba de 광복절, podemos entender que: significa “luz” ou “brilho”; significa “restaurar” ou “recuperar” e pode ser traduzida como “dia”, “feriado” ou “festival”.  Ao pé da letra podemos  compreender que é o “dia da restauração da luz”. Aquela luz de esperança em que a Coreia finalmente foi libertada da opressão japonesa.

Tanto na Coreia do Sul quanto na Coreia do Norte, o Gwangbokjeol é um feriado especial onde o povo celebra a liberdade que conquistaram. Diferentemente da independência, onde uma colônia faz parte de um país (por exemplo, o Brasil era colônia de Portugal e os Estados Unidos da América eram colônia da Grã-Bretanha) e adquiriram a independência desses países, a libertação (ou restauração) significa que o povo pegou de volta o poder soberano daqueles que o tinham tomado para si. A Coreia já era uma nação, apesar da influência do confucionismo chinês, quando foi tomada por outra nação.

Um dos lugares que traz um grande significado para este dia é o 서대문형무소역사관, o Museu Histórico da Prisão de Seodaemun. Esta antiga prisão, antes chamada de Gyeongseong Gamok, era o local onde os coreanos que buscavam a libertação eram colocados pelos japoneses. Essa prisão “abrigou” cerca de três mil ativistas coreanos, como Kim Ku e Yu Gwan-sun.

CELEBRANDO O GWANGBOKJEOL

Neste dia festivo, além dos sul-coreanos pendurarem a Taegeukgi (태극기) – a bandeira nacional da Coreia do Sul – em suas casas, há várias atividades espalhadas por toda a nação coreana, como a cerimônia oficial no Independence Hall, localizado em Cheonam. Também há desfiles, eventos culturais, shows e até mesmo fogos de artifício! É uma ocasião especial para honrar a história e a identidade coreana, além de agradecer, é claro, por terem recuperado sua nação.

Já na Coreia do Norte, além do desfile militar, há inclusive cerimônias de casamentos

Ah, e é claro que não poderia faltar a canção oficial do Dia da Libertação, a 광복절 노래. Essa canção patriótica expressa a alegria e a gratidão pela conquista da independência e pela restauração da liberdade da Coreia do domínio japonês. Celebra a força do povo coreano e a luta pela independência.

Vamos conhecer algumas palavras referentes ao Dia da Libertação Coreana, o Gwangbokjeol!

  • 자유 [djaiú] – Liberdade.
  • 해방 [réban] – Libertação.
  • 역사 [ióksa] – História.
  • 기념일 [kiniomir] – Dia comemorativo.
  • 투쟁 [tudjen] – Luta, resistência.
  • 행사 [rensa] – Evento, celebração.
  • 행진 [rendjin] – Desfile.
  • 영광 [iongoan] – Glória, honra.
  • [koan] – Luz, brilho.
  • 행복 [renbok] – Felicidade.

Já parou para imaginar quantos coreanos nasceram ainda no período em que a Coreia estava dominada pelos japoneses?

Ama a cultura e língua coreana? Então, venha estudar no Coreano Online! Aqui, você terá a oportunidade de se aprofundar em uma das culturas mais fascinantes do mundo, além de aprender a falar, ler e escrever em coreano. Clique aqui para conhecer mais sobre o nosso curso!

Siga o Coreano Online nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.