10 Comidas tradicionais coreanas que você precisa experimentar

Reparou em algo que não pode faltar de forma alguma na vida dos personagens em todos os k-dramas? Se você respondeu “comida”, parabéns! Os coreanos têm uma relação muito especial com a comida. E de tanto vê-los saboreando com tanta vontade cada refeição, você provavelmente já desejou experimentar todas as comidas tradicionais coreanas que aparecem nos dramas.  

Receba e-mails sobre bolsas de estudo na Coreia do Sul!

VAMOS LÁ!

A culinária coreana está profundamente enraizada na cultura e história do país. Ela não é apenas para saciar a fome, mas também é uma forma de se conectar com a família e os amigos. Muitos pratos têm histórias e tradições por trás deles, com suas receitas sendo passadas de geração em geração.

밥 먹었어요?” [pap mógossoiô] nem sempre quer dizer literalmente “você comeu arroz?”, já que [pap] é arroz, mas sim “você já comeu?” e até mesmo “você está bem?”.

O que é bom é para ser compartilhado!

Uma coisa super importante na cultura coreana é a ideia de compartilhar refeições. Não é à toa que muitos dos seus pratos foram feitos para serem compartilhados entre várias pessoas, dando aquela ideia de senso de união. Por esse motivo, alguns turistas têm até dificuldade em encontrar um local para comer onde as comidas coreanas sirvam apenas para uma pessoa.

As refeições tradicionais coreanas costumam ter uma variedade de pratos, como arroz, sopas, vegetais, carnes e acompanhamentos, o que torna a experiência alimentar mais rica e diversificada. Além disso, cada comida tem um propósito, seja para quem está doente, de ressaca, para o aniversariante do dia, a mulher que acabou de dar à luz e muitos outros.

Mini vocabulário:

  • 음식 [umshik] – comida.
  • 한식 [ranshik] – comida coreana.
  • 전통 [djonton] – tradicional.
  • [pap] – arroz cozido.
  • 먹다 [mokta] – verbo “comer”.

Uma breve história sobre a importância da comida na Coreia

Houve períodos de fome que tiveram um enorme impacto nas duas Coreias e moldaram suas histórias e sociedades de maneira significativa. Durante a Guerra das Coreias (1950-1953), houve escassez de alimentos. Na Coreia do Norte, ainda houve um período de grande fome nos anos 1990, também conhecido como a “Marcha Árdua“, que resultou em uma crise humanitária devastadora. Por esse motivo, a relação dos coreanos com a comida tem uma grande importância.

Agora que você já entendeu o valor que a comida tem na Coreia, vamos ver quais comidas tradicionais coreanas você precisa experimentar!

10 전통 한식 – 10 Comidas tradicionais coreanas

김치 [kimtchi] – Kimchi
comidas tradicionais

O que não pode faltar nas casas dos coreanos, o kimchi pode ser servido em quase todos os tipos de refeições. É uma acelga fermentada e apimentada. Além de ser saboroso, traz vários benefícios ao corpo, como ajudar na digestão, eliminar bactérias no intestino, regular o colesterol, aumentar a imunidade, além de ser uma boa fonte de vitaminas.

반찬 [pantchan] – Banchan
comidas tradicionais

São os acompanhamentos, aqueles pequenos pratos de comida que são servidos junto com o arroz, carne e sopa. Acredita-se que o banchan exista desde os Três Reinos da Coreia.

비빔밥 [pibimbap] – Bibimbap
comidas tradicionais

Um dos melhores pratos do mundo, de acordo com a CNN, o bibimbap nada mais é do que um “mexidão”. Ele normalmente é servido em uma tigela com arroz, legumes salteados e temperados, ovo, carne bovina e pasta de pimenta coreana.

 만두 [mandu] – Mandu
comidas tradicionais

São bolinhos, tipo pastel, que podem ser fritos, assados, cozidos ou ainda feitos no vapor. As versões coreanas podem levar kimchi, brotos de feijão temperados, carne e tofu.

Quer aprender coreano comigo?

EU QUERO!

김밥 [kimbap] – Kimbap
comidas tradicionais

Um prato rápido e prático, o kimbap pode ser lembrado como o “sushi” coreano. É feito com arroz, legumes, carne ou frutos do mar (ou outros recheios), ovos e é enrolado em alga.

Tem vontade de fazer alguma comida coreana aí na sua casa? Dá uma olhada nos nossos posts, é só clicar aqui.

떡볶이 [tokpôki] – Tteokbokki
comidas tradicionais

Uma das comidas de rua bem famosas na Coreia. Tteokbokki é um bolinho de arroz glutinoso, o tteok 떡 [tok], que até lembra um nhoque, cozido em um molho apimentado. Mas também tem a versão não picante.

불고기 [purgogi] – Bulgogi
comidas tradicionais

É uma carne bovina marinada, fatiada bem fininha e grelhada, o famoso churrasquinho coreano. Mas também existe a versão que é feita na panela. Normalmente, o bulgogi é servido com banchan (acompanhamentos) e a pasta de pimenta (gochujang).

잡채 [djaptche] – Japchae
comidas tradicionais

Um prato agridoce, o japchae é um macarrão de “vidro” (não literalmente vidro, hein). Tem essa aparência transparente porque é feito com amido de batata doce. Ele é refogado junto com legumes, ovos e pode até adicionar carnes ou peixes.

Quente, frio ou em temperatura ambiente, o japchae é um banquete tão especial para os coreanos que é servido em eventos como o primeiro aniversário da criança, casamentos, feriados, entre outros.

떡만두국 [tonmandukuk] – Tteokmanduguk
comidas tradicionais

⚠️ Muito cuidado, não deixe que a 5ª série que habita dentro de você acabe falando o nome deste prato para outra pessoa que não entende nada da Coreia, pois pode achar que você a está xingando.

Tteokmanduguk, esse nome todo, é uma sopa de bolinho de arroz com mandu (o mandu que vimos lá no início desta lista). É um tipo de comida que traz lembranças afetivas e tradicionalmente é servida no dia de Ano Novo Lunar. Também tem só a versão tteokkuk 떡국, que é sem o mandu.

볶음밥 [pokumbap] – Bokkeumbap
comidas tradicionais

É o arroz frito coreano. A versão mais famosa é o 김치볶음밥 [kimtchibokumbap], que leva kimchi e é apimentada. Mas também tem a versão sem o kimchi. Pode levar carne ou frutos do mar, além dos legumes.

Viu como o kimchi está presente praticamente em quase todos os pratos coreanos?

Qual comida coreana você tem muita vontade de experimentar? E se você já provou, qual é a sua favorita?

Sabia que o Coreano Online tem aulas de culinária com o Mario 선생님 [sonsennim]? Isso mesmo, nosso professor de coreano preparou aulas especiais ao vivo para os alunos, ensinando não só a preparar vários pratos coreanos, mas também diversos vocabulários e expressões. Que tal se juntar a nós? Conheça agora mesmo nossos planos e faça a sua matrícula. É só clicar aqui!

Nos siga também nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.