12 Regras da Coreia do Sul que mostram como é a cultura do país

Cada país tem sua cultura e costumes, especialmente entre países ocidentais e orientais. Na Coreia, não seria diferente; conhecer certas regras da Coreia do Sul nos mostram valores importantes sobre a cultura do país e são fundamentais para evitar aborrecimentos e até problemas mais sérios. Inclusive, há diferenças significativas entre a península sul-coreana e a norte-coreana.

Que tal receber e-mails semanais sobre bolsas de estudo na Coreia?

Muitas dessas regras da Coreia do Sul têm sua origem no confucionismo, que é uma adaptação das ideias de Confúcio remontando a tempos antigos e ditando as regras na cultura e sociedade coreanas, enfatizando valores como moralidade, ética, educação e harmonia social.

12 Regras da Coreia do Sul

regras da coreia do sul

1. Jamais chame um coreano pelo seu (primeiro) nome

— João!
— Maria!
É comum na nossa cultura brasileira chamar alguém pelo primeiro nome, mas na Coreia, isso é considerado uma total falta de respeito. Como talvez você já saiba, a sociedade coreana é bastante hierárquica; por isso, os coreanos sempre usam honoríficos para demonstrar respeito uns aos outros.

No lugar do nome da pessoa, você pode usar títulos como 오빠 [oppa], 누나 [nuná], 언니 [onní], [hyón], 동생 [tonsén], 선배님 [sonbenim], 후배님 [rubenim] e assim por diante.

regras da coreia do sul

2. Sempre use as duas mãos ao dar e receber

Um hábito comum dos estrangeiros, mas considerado rude na Coreia, é entregar coisas usando apenas uma mão, principalmente com pessoas mais velhas, desconhecidas e de nível hierárquico superior. Recebeu um presente? Use as duas mãos para pegar! Vai dar um presente? Também use as duas mãos. Isso não só vale para presentes, mas também para dinheiro, cartões, etc. E não esqueça de dizer: “감사합니다” [kamsamnidá], que quer dizer “obrigado(a)”.

regras da coreia do sul

3. Segure o seu pulso direito ao dar algo ou cumprimentar alguém

Assim como a regra anterior, outro sinal que demonstra educação é o ato de segurar o pulso direito para entregar algo como um cartão, cumprimentar alguém ou servir uma bebida. É um gesto que geralmente vemos em programas de variedade ou K-dramas.

Esse hábito existe há muitos anos; como as roupas tradicionais coreanas têm mangas bastante longas, para evitar que a manga sujasse durante as refeições, os coreanos seguravam o pulso para que a manga não encostasse nas comidas e bebidas.

regras da coreia do sul

4. Nunca escreva o nome da pessoa com caneta vermelha

Essa é uma regra coreana super importante! Caso você não queira arranjar um inimigo, jamais use uma caneta vermelha para escrever o nome de uma pessoa. Mas por que isso? Porque dá azar e você deseja a morte do outro. Essa superstição surgiu porque antigamente os nomes das pessoas falecidas eram escritos com tinta vermelha.

regras da coreia do sul

5. Se for beber, peça também um prato de comida

Ao beber fora, normalmente é esperado que você também peça um prato de comida. Muitas vezes, os garçons até pedem que você escolha algo para acompanhar a bebida.

regras da coreia do sul

6. Dar gorjeta é desrespeitoso

Se dar gorjeta é um costume automático seu, não faça isso na Coreia. Dar gorjetas não é um costume coreano e não são esperadas em hotéis, táxis ou outros estabelecimentos. Além disso, a recusa em aceitar uma gorjeta não é um ato de desrespeito.

Quer saber o que não se deve fazer na Coreia? Leia o nosso post.

Quer aprender coreano comigo?

regras da coreia do sul

7. Não coma antes dos mais velhos

A regra é simples: não comece sua refeição até que o mais velho na mesa comece primeiro. Motivo: nível hierárquico coreano.

regras da coreia do sul

8. Não toque na comida com os dedos

Não toque na comida com os dedos, exceto ao comer frango frito e [ssam], que é um pedaço de carne, geralmente de porco, embrulhado na folha de alface, folha de repolho ou folha de perilla.

9. Vire o rosto ao beber perto de uma pessoa mais velha

Esse é um sinal de respeito e humildade com as pessoas mais velhas. Por isso, se você for beber com alguém mais velho, segure o copo com as duas mãos enquanto é servido, vire-se para o outro lado, incline-se um pouco para a frente e cubra a boca enquanto bebe.

10. Não assoe o nariz à mesa

Se o seu estômago vira pelo avesso quando na hora da refeição alguém do seu lado soa o nariz, saiba que não está sozinho(a). Na Coreia, esse “simples” ato de assoar o nariz é bastante desagradável, principalmente quando as pessoas estão reunidas à mesa. Por isso, se você estiver com 콧물 [konmur], ou seja, com o nariz escorrendo, vá até o banheiro e assoe o nariz. Bem simples!

regras da coreia do sul

11. Cubra a boca ao rir

Já viu nos programas de variedades e reality shows coreanos sempre que uma atriz ou outra participante dá uma risada, ela coloca a mão para cobrir a boca? Isso não necessariamente quer dizer que a pessoa é tímida.

Na verdade, essa é mais uma regra de etiqueta que demonstra modéstia e educação. Acredita-se que sua origem seja confucionista, onde as demonstrações públicas de emoção não deveriam ser expressas aos outros.

regras da coreia do sul

12. Não guarde imediatamente os cartões de visitas

Os coreanos sempre levam consigo um cartão de visitas; por isso, se você receber um desses cartões, além de usar as duas mãos, não o guarde imediatamente, porém dê uma olhada no cartão por alguns segundos. Isso demonstra que você se importou com o documento daquela pessoa.

Saber essas regras da Coreia do Sul te dará bons pontos entre os coreanos. Um outro jeito de mandar bem na Coreia é falando bem coreano. E qual o melhor lugar para estudar o idioma dos seus K-dramas favoritos? No Coreano Online. Venha conhecer os nossos planos e muito mais.

Nos siga nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.