⚡️ INTENSIVÃO DE COREANO ⚡️

15/06 às 20h: Participe e concorra a uma vaga VIP!

QUERO PARTICIPAR

As 8 fases da lua em coreano

A lua é linda! Você tem uma fase da lua que é a sua favorita? Neste post, o Blog do Coreano Online vai te ensinar a falar sobre as 8 fases da lua em coreano.

Para alguns, as fases da lua determinam como o cabelo irá se comportar após um corte. Já no K-drama “Romance is a Bonus Book”, o personagem principal Cha Eun-ho (Lee Jong-suk), ao invés de dizer diretamente “eu te amo”, sempre usava uma forma poética para expressar esse sentimento: “a lua é linda” –  달이 너무 예뻐서 / 달 아름답지?달이 아름답다. Então, que tal aprendermos sobre as fases da lua em coreano?

Que tal receber e-mails semanais sobre bolsas de estudo na Coreia?

Aliás, lua em coreano é [tar], enquanto fase é 위상 [uísan], que também pode significar “estágio”.

Antes de passarmos para o nosso vocabulário do dia, conheça algumas curiosidades sobre esse satélite natural da Terra: algumas pessoas podem achar que é apenas uma superstição, uma lenda urbana, mas há estudos que mostram que essa teoria não é tão infundada assim e a lua pode ter certas influências nos animais, na vida marítima, na agricultura, nos seres humanos, entre outros.

De acordo com estudos publicados no “National Library of Medicine”, através do PubMed, sugere-se que o ciclo lunar pode ter algum impacto na reprodução humana, como na fertilidade e na taxa de natalidade, e também em fenômenos naturais como as marés e na fisiologia de vegetais. Outro estudo aponta que a fase da lua cheia pode estar associada a um sono menos profundo em certas pessoas.

달의 위상 – Fases da lua em coreano

Existem oito fases da lua, sendo as quatro principais: nova, crescente ou crescente côncava, cheia e minguante, e as quatro intermediárias: quarto crescente, crescente gibosa ou crescente convexa, minguante gibosa ou minguante convexa e quarto minguante. 

Ela tem seu início com a Lua Nova, indo para a Crescente, seguida do Quarto Crescente, passando pela Crescente Gibosa, até chegar na Lua Cheia, se transformando em Minguante Gibosa, depois pelo Quarto Minguante e terminando com a Minguante, até reiniciar todo o seu ciclo lunar, que tem uma duração em torno de 29,5 dias.

fases da lua em coreano

신월 [shinuór] ou [sak] – Lua nova

É a lua que não vemos, pois ela fica situada entre o Sol e a Terra. “신월vem do hanja 新月, onde 新 significa “novo, recente, fresco” e 月 é a lua. Enquanto “” vem do hanja 朔 e quer dizer “primeiro dia do mês lunar”.

fases da lua em coreano

초승달 [tchosuntar] – Lua Crescente

É a fase quando começamos a ver uma pequena parte da lua se iluminando do lado esquerdo para o direito. É aquela bordinha que costumamos desenhar quando queremos representar a lua. “초승” vem do hanja 初生, onde 초 (初) quer dizer “começo, início” e 승 (生) é “período de vida”.

fases da lua em coreano

상현달 [san.hyontar] – Quarto crescente

Também chamada de 반달 [pandar], meia lua. É nesta fase que conseguimos ver metade do lado esquerdo da lua iluminada. Seu hanja é 上弦, onde 상(上) signfica principal, superior, o mais alto e 현(弦) quer dizer crescente, hipotenusa.

fases da lua em coreano

상현망간의 달 [san.hyonmangane tar] – Crescente Gibosa ou Crescente Convexa

Nesta fase da lua conseguimos vê-la quase toda iluminada.

fases da lua em coreano

보름달 [porumtar] – Lua Cheia

보름달” é a fase em que a lua está mais esplendorosa, tanto no tamanho quanto na sua iluminação, rendendo altas fotos. Diferente da Lua Nova, durante a Lua Cheia, a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua. Além disso, é nesta fase que acontecem os 월식 [uórshik] – os eclipses lunares.

fases da lua

Quer aprender coreano comigo?

fases da lua em coreano

하현망간의 달 [hahyonmangane tar] – Minguante Gibosa ou Minguante Convexa

É agora que a sua iluminação vai começando a se apagar gradualmente a cada noite.

fases da lua em coreano

하현망간의 달 [hahyonmangane tar] – Minguante Gibosa ou Minguante Convexa

Nesta fase, metade da lua também está iluminada, porém agora é o lado direito da lua que tem o brilho.

fases da lua em coreano

그믐달 [kumumtar] – Lua Minguante

Por fim, temos a 그믐달 com seu brilho bem fininho para o lado direito.

Uma curiosidade: No Brasil (e demais países do hemisfério sul), a porção visível da lua sempre começa do lado esquerdo para o direito. Já na Coreia e demais países do hemisfério norte, a porção visível da lua é o oposto à nossa, lá é do lado direito para o esquerdo. Interessante, né?

달이 아름다워요! – A lua é linda!

Venha fazer parte do Coreano Online! Acesse o nosso site e saiba mais sobre nossos planos.

Siga a gente nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.