K-pop, K-dramas, K-beauty, K-food e não poderíamos esquecer da K-literature! Sim, a literatura coreana que provavelmente já conquistou o mundo todo (e você também). É a Hallyu (a onda coreana) ganhando cada vez mais espaço em diversas áreas. No dia 10 de outubro, a Coreia do Sul registrou mais um marco em sua história: a escritora Han Kang recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 2024, tornando-se a primeira sul-coreana a conquistar o título. Além disso, ela é a primeira mulher asiática a ganhar esse honrado prêmio na categoria.
Já na história coreana, Han Kang é a segunda sul-coreana a receber um Prêmio Nobel, sendo Kim Dae-jung (김대중) – 15º presidente da República da Coreia – o primeiro, ao ganhar o Prêmio Nobel da Paz em 2000.
De acordo com a Academia Sueca, a autora de A Vegetariana mereceu o prêmio devido à “sua intensa prosa poética que confronta os traumas históricos e revela a fragilidade da vida humana”.
Quem é Han Kang (한강)?
Nascida em 27 de novembro de 1970, na cidade de Gwangju (광주), mudou-se para Suyu-dong (수유동), em Seul (서울), aos 10 anos. Filha do romancista sul-coreano Han Seung-won (한승원), Han Kang formou-se em Literatura Coreana pela prestigiada Universidade Yonsei. A escritora é conhecida por sua habilidade e profundidade no cenário mundial da prosa contemporânea.
Sua estreia aconteceu em 1993, quando publicou uma série de cinco poemas, incluindo Winter in Seoul (서울의 겨울) para a revista sul-coreana chamada Munhak-gwa-sahoe (문학과 사회), ou seja, “Literatura e Sociedade”. No ano seguinte, foi a vencedora do concurso literário do jornal Seul Shinmun (서울신문) através do romance Red Anchor (붉은 닻).
Desde sua estreia, Han Kang não parou mais! Em 1998, participou do Programa Internacional de Redação da Universidade de Iowa e, em 2007, foi nomeada professora do departamento de Criação Literária no Seoul Institute of the Arts (서울예술대학교).
Livros escritos por Han Kang
Você provavelmente já conhece algumas de suas obras que foram traduzidas para o português, como A Vegetariana, Atos Humanos, O Livro Branco e Lições de Grego.
Lançado no Brasil em 2018, o livro A Vegetariana, de Han Kang, aborda a transformação da protagonista, Yeong-hye, que decide abruptamente parar de comer carne após um sonho perturbador. Sua decisão provoca reações variadas e tensões crescentes em sua família, levando a conflitos psicológicos profundos. A narrativa explora diversos temas, enquanto faz uma crítica aos valores tradicionais coreanos. Além disso, foi um dos primeiros romances da escritora a ser traduzido para diversos idiomas.
Já Atos Humanos é baseado na cidade coreana de Gwangju, conhecida pelos protestos estudantis, relembrando os atos heroicos dos estudantes e operários no Movimento Democrático de Gwangju e o avanço do “milagre econômico coreano” em maio de 1980.
O Livro Branco é uma obra poética e meditativa que explora temas de vida, morte e luto. A autora reflete sobre a perda de sua irmã (que ela nunca conheceu), falecida pouco após o nascimento, através de descrições de objetos e elementos associados à cor branca. O livro mistura prosa e poesia, trazendo à tona questões existenciais, memórias e o impacto das perdas não vividas..
A obra Lições de Grego também explora temas como a perda – seja de visão, voz, um ente querido ou uma batalha judicial – mostrando a essência do que significa estar vivo.
Mas vamos conhecer um pouco todos os livros da autora.
한강 작가의 참고 문헌 – Bibliografia de Han Kang
- 여수의 사랑 – Amor de Yeosu – 1995
- 검은 사슴 – Cervo Negro – 1998
- 내 여자의 열매 – O Fruto da Minha Mulher – 2000
- 그대의 차가운 손 – Sua Mão Fria – 2002
- 내 이름은 태양꽃 – Meu Nome é Flor do Sol – 2002
- 붉은 꽃 이야기 – História da Flor Vermelha – 2003
- 사랑과, 사랑을 둘러싼 것들 – O Amor e as Coisas ao Redor do Amor – 2003
- 가만가만 부르는 노래 – A Canção que Canta Suavemente – 2007
- 천둥 꼬마 선녀 번개 꼬마 선녀 – A Pequena Fada do Trovão e a Pequena Fada do Relâmpago – 2007
- 채식주의자 – A Vegetariana – 2007
- 눈물상자 – A Caixa de Lágrimas – 2008
- 바람이 분다, 가라 – O Vento Sopra, Vá – 2010
- 희랍어 시간 – Lições de Grego – 2011
- 노랑무늬영원 – O Eterno Amarelo – 2012
- 서랍에 저녁을 넣어 두었다 – Guardei o Anoitecer na Gaveta – 2013
- 소년이 온다 – A Criança Vem – 2014
- 흰 – O Livro Branco – 2016
- 작별하지 않는다 – We Do Not Part: A Novel (I Do Not Bid Farewell) – 2021
E os fãs da escritora sul-coreana Han Kang podem ficar animados, pois mais uma obra está a caminho. “We Do Not Part: A Novel” (também conhecido como I Do Not Bid Farewell) tem previsão de ser lançado em janeiro de 2025, inicialmente apenas na tradução em inglês. O livro narra a amizade entre duas mulheres nos anos 1948-49, em Jeju, enquanto confronta um capítulo oculto da história coreana.
Quer aprender coreano comigo?
Nós, do Coreano Online, parabenizamos a escritora Han Kang por essa grande conquista e marco na história coreana!
Quantos livros da escritora Han Kang você já leu? Compartilhe este post com seus amigos que também são apaixonados pela literatura coreana.
Venha estudar no Coreano Online, o maior e mais completo curso online do Brasil. Conheça agora mesmo os nossos planos!
Nos siga também nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.
Imagem (capa): YONHAP / AFP