Samiljeol: a busca pela libertação do povo coreano

Descubra a importância do Samiljeol, o Dia do Movimento Primeiro de Março, na história da Coreia e como ele é celebrado atualmente.

O Samiljeol, é um feriado nacional na Coreia do Sul, comemorado no dia 1º de março, quando a população celebra a coragem e a determinação dos manifestantes que clamaram pela libertação do povo coreano que estava sob domínio do regime colonial japonês. Este dia é marcado por cerimônias e eventos públicos em todo o país. Em coreano, há duas formas para falar sobre este feriado: 삼일절 [samirdjor] e 삼일 운동 [samir undon], sendo o primeiro a forma mais conhecida.

Se separarmos cada sílaba de 삼일절, podemos entender que:   significa “3”,   significa “1” e significa “dia comemorativo, feriado, etc”. E também, 삼일 운동, que ao separar cada palavra ou sílaba podemos entender que:   significa “3”,   significa “1” e 운동 pode ser traduzido como “movimento”.

Samiljeol

Em 1º de março de 1919, um movimento em busca pela independência mobilizou a população coreana para protestar contra a dominação japonesa. A Coreia havia sido anexada ao Japão em 1910, e os coreanos foram submetidos a políticas discriminatórias e brutais. O Movimento Primeiro de Março foi uma resposta à opressão e uma declaração de que os coreanos não aceitariam mais ser dominados. Estima-se que cerca de 2 milhões de coreanos tomaram as ruas num ato pacífico, carregando a bandeira da Coreia e cantando o hino nacional, mas foram fortemente reprimidos pela polícia e exército japoneses.

Diversas figuras importantes marcaram a história desta data especial, entre elas estão Yu Gwan-sun e Syngman Rhee. Yu Gwan-sun, tornou-se um símbolo de resistência e coragem por liderar um protesto em sua escola aos 16 anos. Enquanto Syngman Rhee, tornou-se o primeiro presidente da Coreia do Sul após o estabelecimento da República da Coreia em 1948.

Samiljeol

Apesar deste movimento pela independência do país ter dado muita repercussão, a Coreia ainda não tinha conseguido ter a liberdade que tanto almejava. A libertação da Coreia somente aconteceu no fim da Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1945, quando o Japão foi derrotado pelos Estados Unidos da América, libertando assim  todos os países que estavam ocupados pelos japoneses. E ainda assim, não foi nada fácil para os coreanos conquistarem a tão sonhada independência (mas isso é assunto para outro post).

Este dia continua a ser uma lembrança de que a luta pela independência é uma batalha constante, e que a liberdade e a autonomia devem ser defendidas com determinação e coragem. Ele representa a determinação dos coreanos em se libertarem e a lembrança dos ideais e valores do Movimento Primeiro de Março são uma forma de honrar aqueles que lutaram e sacrificaram suas vidas pela liberdade e pelos direitos fundamentais da nação coreana.

Vamos conhecer algumas palavras e expressões que marcaram a história do Movimento Primeiro de Março, o Samiljeol!

  • 3·1 운동 [samir undon] – Movimento Primeiro de Março.
  • 태극기 [téguki] – Taegukgi, a bandeira da Coreia do Sul.
  • 독립 [tonip] – Independência.
  • 자주 [djadju] – Autonomia.
  • 민주 [mindju] – Democracia.
  • 혁명 [riónmión] – Revolução.
  • 해방 (réban] – Libertação.
  • 용기 [iôngui] – Coragem.
  • 싸우다 [saudá] – Lutar.

Gostou de conhecer a história do Samiljeol, Dia do Movimento Primeiro de Março? Compartilhe com seus amigos que amam história e inspire mais pessoas a conhecer a luta pela independência e justiça na Coreia.

Quer se aprofundar ainda mais na cultura e língua coreana? Então, não perca mais tempo e matricule-se no Coreano Online! Aqui você terá a oportunidade de se conectar com uma das culturas mais fascinantes do mundo e aprender a falar, ler e escrever em coreano, além de aprender com nossos professores através de aulas interativas. É só clicar aqui e garantir a sua vaga!

Nos siga nas redes sociais também: Instagram e Twitter.