Se você já assistiu aos dramas passados em um ambiente de trabalho, como What’s Wrong with Secretary Kim? (O Que Houve com a Secretária Kim?) e Misaeng: Incomplete Life (Misaeng: Vida Incompleta), talvez tenha sentido curiosidade sobre como é trabalhar na Coreia. Os dramas coreanos muitas vezes retratam o ambiente de trabalho como um lugar onde a hierarquia é altamente valorizada, a competição é acirrada e as horas de trabalho são longas. Mas será que essa é realmente a realidade das empresas coreanas?
O sistema econômico coreano cresceu em larga escala ao longo dos anos, também conhecido como Milagre do Rio Han. Devido, principalmente, ao Hallyu, o interesse em trabalhar na Coreia do Sul tem sido visado por muitos estrangeiros nos últimos anos, especialmente em empresas multinacionais de alta tecnologia, já que o país é o sétimo maior exportador de bens e o nono maior importador do mundo, segundo a Organização Mundial do Comércio.
A cultura de trabalho na Coreia é altamente valorizada e considerada um dos aspectos mais importantes da vida dos coreanos. A sociedade coreana é conhecida por sua ética de trabalho rigorosa, longas jornadas de trabalho e comprometimento com o sucesso. Assim como retratado nos dramas, as empresas coreanas são altamente hierárquicas e valorizam a hierarquia.
A jornada de trabalho
Além da jornada de trabalho de cerca de 40 horas por semana, uma das mais longas do mundo, os trabalhadores coreanos podem ter que fazer horas extras e trabalhar nos fins de semana, o que pode fazer a carga horária máxima chegar em torno de 52 horas por semana. Vale ressaltar que a média semanal trabalhada pelos coreanos é de 38 horas. O salário mínimo atual na Coreia é de 2.010.580 won por mês, o que equivale a 9.620 wons por hora, aproximadamente 8.104,79 mil reais (dependendo da cotação do real). No entanto, o custo de vida na Coreia é bastante elevado, especialmente na capital, Seul.
Para conseguir um emprego na Coreia, é preciso entender o sistema hierárquico coreano, que é altamente valorizado nas empresas e na sociedade em geral. É fundamental estar atento às longas jornadas de trabalho e à cultura do 빨리빨리 [pali pali], onde tudo tem que ser feito rápido, afinal tempo é dinheiro. Além disso, para um estrangeiro que deseja trabalhar na Coreia, é necessário que a empresa coreana pague pelo visto e ainda comprove por que está dando a vaga de emprego para um estrangeiro e não para um coreano.
Estrangeiro pode trabalhar na Coreia?
Se você está apenas turistando, mas deseja trabalhar na Coreia, é importante lembrar que é ilegal trabalhar no país com um visto de turista. Com o visto de estudante, geralmente é possível trabalhar depois de morar no país por 6 meses, desde que se tenha uma carta da universidade e da imigração permitindo isso, além de um limite de horas semanais de trabalho, ou seja, 아르바이트 [arubaitu] – trabalhar meio período.
Há uma diferença entre os salários recebidos por homens e mulheres na Coreia. Além disso, mães ou gestantes enfrentam desafios para conseguir emprego, sendo comum que nas entrevistas de emprego sejam feitas perguntas sobre o estado civil da mulher, por acharem que se engravidar logo pode causar prejuízo para a empresa. E ainda, há trabalhos manuais que geralmente são desempenhados por estrangeiros, como trabalhar em fábricas, por exemplo. No entanto, o salário oferecido nesses empregos é baixo e o trabalho é intenso.
Trabalhar em uma empresa coreana pode ser uma experiência única e desafiadora. Para ter sucesso, é importante não apenas conhecer a cultura e as práticas de trabalho do país, mas também estar familiarizado com o vocabulário específico de escritório em coreano.
작업 어휘 [djagop óruí] – Vocabulário relacionado à trabalho:
Além dessas palavras, é importante conhecer as saudações e cumprimentos adequados em coreano para se comunicar de forma adequada no escritório. Lembrando que é recomendável falar sempre formalmente. Algumas frases comuns incluem:
Você já sabia desses detalhes sobre a cultura de trabalho na Coreia do Sul?
Conseguir um emprego na Coreia não é fácil, mas também não é impossível. Para isso, é preciso conhecer bem a cultura do país e estudar bastante o idioma. Com o Coreano Online, você pode aprender de forma prática e eficiente, com aulas interativas e materiais de estudo exclusivos. Não perca essa chance e invista no seu futuro profissional, conquistando novas oportunidades de trabalho em empresas coreanas. Clique aqui para garantir a sua vaga e ampliar seus horizontes!