12 Dicas essenciais para viajar para a Coreia sem estresse

Seu sonho é viajar para a Coreia, mas você ainda não sabe muito bem o que é necessário para visitar o país? Então confira as dicas que a Beta Moreira, aluna do Coreano Online, compartilhou sobre a sua viagem à Coreia!

A Coreia é um país com uma cultura vibrante, história enriquecedora, paisagens deslumbrantes, gastronomia e diversão. Porém, há algumas coisas que você precisa saber antes de ir para a Coreia. É preciso se preparar bem e por isso nós preparamos algumas dicas essenciais para você viajar para a Coreia sem estresse e aproveitar ao máximo sua viagem. Quais documentos são necessários? O que pode ou não levar na mala? Quais tipos de cartões são aceitos? Como trocar a moeda? Enfim, tudo isso provavelmente passa na cabeça de todos, especialmente se for a sua primeira viagem.

Receba nosso material gratuito para aprender coreano!

Para te ajudar a esclarecer ao máximo, convidamos a Beta Moreira, aluna do Coreano Online, que viajou recentemente para a Coreia e compartilhou conosco a sua experiência na terra dos dramas e K-pop.

viajar

Olá, pessoal! Conheci o Coreano Online em 2017, após sofrer um acidente e ficar de cama. Na época, assistia às aulas abertas no Youtube do “De prosa na Coreia”. Assim que me reabilitei do acidente e retornei ao trabalho, decidi investir no curso pago para aprender coreano. Literalmente, fui salva da depressão por meio das aulas abertas, e o interesse pelos dramas, K-pop, cultura e culinária coreana despertou em mim. Em 2018, contratei o curso e o renovei por 4 anos, mas confesso que não sou uma aluna exemplar como gostaria, devido à correria do trabalho. Preciso realmente me dedicar, até mesmo para incentivar meu filho mais novo, que agora sonha em conhecer a Coreia também.

Beta Moreira

aluna do Coreano Online

MINHA EXPERIÊNCIA DE VIAGEM À COREIA

Saí do Brasil no dia 08/04, de madrugada, e cheguei na Coreia no dia 11. Fiquei dois dias inteiros para conhecer a Fábrica da Kolmar que faz produtos para todas as marcas mundialmente famosas como Mac, Sephora, Pfizer, L’oreal entre outras e retornei ao Brasil no dia 09/05, totalizando 28 dias.

Aqui alguns lugares que eu visitei:

O QUE É NECESSÁRIO FAZER ANTES DE EMBARCAR

É preciso ter passagem de ida e volta com o nome do hotel ou guest house onde irá ficar hospedado(a). É necessário possuir a carteira de vacinação internacional de Covid. Além disso, é importante ter o K-eta, que é uma Autorização Eletrônica de Viagem, cujo valor é de R$45,00. É recomendável fazer esse processo com antecedência, pois em caso de erros no formulário, haverá mais tempo para realizá-lo novamente, lembrando que o K-eta tem validade de 2 anos. 

Vale ressaltar que os brasileiros têm isenção de visto sul-coreano para estadias de até 90 dias na Coreia, seja para turismo ou negócios.

E O DINHEIRO? COMO SE “VIRAR” FINANCEIRAMENTE NA COREIA?

viajar

Alguns dos cartões aceitos na Coreia

Antes de embarcar, comprei dólares na casa de câmbio do próprio Aeroporto de Guarulhos/SP. Ao chegar no aeroporto na Coreia, encontrei várias máquinas onde pude trocar o dinheiro por wons, a moeda coreana. Também há máquinas nas ruas para que possam trocar as moedas e é super seguro. Levei comigo o cartão de crédito do Banco Bradesco, além dos cartões de crédito e débito da Wise e Nomad, esses cartões precisam ter a bandeira, pois se tiver apenas escrito o nome Visa e Mastercard, não são aceitos em local nenhum. No entanto, fiz apenas duas compras com cartão, enquanto todas as demais compras foram realizadas com dinheiro.

Aconselhamos você a comprar um cartão T-Money que é basicamente um bilhete único para ônibus, metrôs e táxis. Dá até pra usar ele em algumas lojinhas de conveniência e restaurantes! Você pode comprar e recarregar o cartão em uma das máquinas automáticas em qualquer estação de metrô ou em lojas de conveniência. 

viajar

Dica do Coreano Online

COMO CONVERTER O REAL PARA WON?

viajar

Convertendo rela para won no site do Naver

Durante toda a viagem, utilizei o Naver, portal de buscas coreano, onde era possível calcular a taxa de câmbio e evitar surpresas desagradáveis. Basta digitar 횐율 para obter a taxa de câmbio atual da Coreia e, em seguida, digitar 브라질 BRL para descobrir o valor convertido de wons para reais, de acordo com a taxa do dia.

QUAIS APLICATIVOS USAR?

viajar

Convertendo rela para won no site do Naver

Para se virar bem, é bom ter alguns aplicativos coreanos no seu celular. Durante a minha viagem, utilizei os aplicativos Papago (tradutor), Naver Maps, Naver, KakaoTaxi, KakaoMetro e Subway.

O Papago é uma opção mais precisa de tradução simultânea do que o Google Translator quando se traduz do ou para o coreano, eu recomendo muito esse aplicativo até para quem está aprendendo coreano também.

O Naver Maps também funciona melhor do que o Google Maps lá na Coreia, ele tem acesso a itinerários de ônibus, metrô e horários de funcionamento de estabelecimentos que não aparecem no Google. Para algumas construções como grandes shopping malls ou museus, o NaverMaps também tem um mapa interno do prédio.

Se você souber um pouquinho de coreano também vale muito mais a pena fazer as suas buscas pelo Naver ao invés do Google, pois lá você vai encontrar informações mais precisas e atualizadas sobre tudo na Coreia, não só sobre atrações turísticas como também reservas de restaurantes, reservas de passeios diferentes e qualquer outra coisa que você precisar. O Naver se mostrou sempre mais confiável na minha experiência.

Para se locomover pela Coreia eu indico o KakaoTalk para táxis, e o KakaoMetro e o Subway para você planejar rotas de baldeação no metrô e ver o horário dos trens. Se você for se aventurar a pegar ônibus dentro das cidades coreanas eu recomendo muito o Naver Maps para isso, funciona muito bem! 

O QUE PODE LEVAR NA MALA?

Na mala despachada, você pode levar coisas como secador de cabelo, chapinha, shampoo, condicionador, aerossol, removedor de esmalte, tônico micelar para limpeza de pele entre outros. Lembre-se de que o total de produtos líquidos não pode exceder 2L. Quanto a alimentos como café, arroz e feijão estão liberados desde que eles estejam empacotados na embalagem original a vacuo!  Na mochila, levei todos os meus remédios.

Lembre-se que é proibido despachar qualquer coisa que tenha uma bateria de lítio, esses itens devem viajar na cabine junto com você! Você pode ver as regras mais certinhas do que a Coreia permite que você carregue na sua mala de mão e na sua mala despachada aqui!

viajar

Dica do Coreano Online

O SABOR DAS COMIDAS COREANAS

Os coreanos são apaixonados por comidas apimentadas e adocicadas. Se você possui pouca tolerância à pimenta ou alergia, é importante estar atento a algumas questões.

A comida coreana feita no Brasil é mais adaptada ao paladar brasileiro, se é que existe esse termo. Mesmo a comida apimentada daqui me fez mal, mas rapidamente tomei suco de maçã para amenizar e depois bebi leite. Porém, a comida autenticamente preparada na Coreia é diferente. Mesmo quando pedir sem pimenta, dependendo do local, ainda era possível sentir um gosto picante de forma muito forte, e algumas refeições que aparentemente não continham pimenta ainda apresentavam um teor significativo. 

Vale ressaltar que essa foi minha experiência pessoal, pois sou alérgica a pimenta, o que resultou em mal-estar, febre interna e inchaço nos lábios, prejudicando minha alimentação no dia seguinte.

Mas para aqueles que amam pimenta e não possuem alergia, certamente irão adorar e se dar muito bem com a comida coreana.

Amei experimentar o churrasco coreano, que é uma delícia, o lamen sem pimenta, Jajangmyeon, Bulgogi (불고기), Tteokbokki (떡볶이), Kimbap, Mandu (만두), Bibimbap (비빔밥), omelete enrolado chamado 계란말이, Hotteok – a panqueca doce coreana, Bungeoppang (붕어빵) – uma massa em formato de peixe recheada com feijão e baunilha, entre outros pratos deliciosos. 

Também visitei as lojas de conveniência CU, 7Eleven e Emart24, além de restaurantes e barracas de comida de rua.

viajar

Pude encontrar pessoalmente o Juliano e a Eun bee 선생님

A ESCOLHA DA MELHOR HOSPEDAGEM PARA A VIAGEM

Existem diversas opções de hospedagem na Coreia, que incluem hotéis, hostels e aluguel de casas ou apartamentos. Dividi as despesas do aluguel com outra pessoa e me hospedei em apartamentos em algumas das cidades que visitei.

SEGURANÇA

A Coreia é realmente um lugar completamente seguro para os turistas. É verdadeiramente um país surpreendente em termos de segurança. Eu gostaria que o Brasil pudesse ter a mesma segurança que a Coreia. É um sonho meu.

viajar

Quer aprender coreano comigo?

COMPRAS. O QUE PODE LEVAR NA MALA SEM SER BARRADO?

Algumas pessoas desejam aproveitar ao máximo sua estadia na Coreia e fazer várias compras. Podemos levar roupas, artigos de papelaria, cosméticos, salgadinhos, balas, biscoitos na mala despachada. No entanto, é importante destacar que frutas e verduras não são permitidas. Se você comprar produtos eletrônicos, será necessário apresentar a nota fiscal para pagar os impostos exigidos pela fiscalização.

TRANSPORTE COREANO

Usei o T-money para pagar as tarifas de transporte na Coreia, como ônibus, metrô, trem e táxi. Esse cartão pode ser adquirido no aeroporto ou em lojas de conveniência e recarregado. No entanto, se preferir, também é possível usar seu próprio cartão de crédito na catraca do metrô, trem e ônibus.

SAÚDE

Antes de ir para a Coreia, fui ao dentista, fisioterapeuta e clínico geral como precaução. Solicitei receitas dos remédios que estava levando, principalmente porque alguns medicamentos possuem uso específico. Além disso, levei outros remédios comuns, mesmo sem receita.

É possível levar medicamentos, especialmente aqueles de uso contínuo, mas é importante consultar um médico e estar com a receita e sua tradução para o inglês pelo menos. Dessa forma, caso a segurança solicite, você estará resguardado de qualquer eventualidade. Como foi minha primeira viagem, busquei atendimento médico especializado e segui todas as regras para evitar surpresas desagradáveis.

Contratei o seguro saúde, pois se tratava de uma viagem internacional e optei por uma cobertura completa. Nunca sabemos se ocorrerá algum imprevisto. Conheci pessoas que viajaram para a Coreia sem seguro saúde, mas eu preferi fazê-lo por precaução e cuidado. Acho arriscado viajar sem essa proteção.

No entanto, essa é uma decisão pessoal, então fica a critério de cada pessoa.

INTERNET E TELEFONIA

Usei o plano internacional da Tim, mas era ruim. Por isso, aproveitei bastante o Wi-Fi aberto disponível em todos os lugares, além do Wi-Fi compartilhado. Também existe a opção de alugar um roteador, o que vale muito a pena se estiver viajando com mais de uma pessoa. Outra opção é comprar um chip de internet na Coreia para se comunicar durante a sua viagem.

viajar

Palácio Deoksugung (덕수궁) em Seoul

GASTOS TOTAIS

Juntando a passagem aérea (ida e volta), hospedagem e tudo mais, gastei 23 mil reais.

A minha dica final é: aproveite a sua viagem à Coreia. Será uma das melhores viagens da sua vida. Dedique-se ao máximo nas aulas do Coreano Online, pois falar em coreano e inglês faz toda a diferença na comunicação, além de possibilitar fazer novos amigos. Durante a minha estadia na Coreia, falei em português apenas três vezes ao longo de toda a viagem e tive pouco contato com brasileiros por lá.

Que tal seguir o exemplo da Beta e aprender coreano através do Coreano Online? Além de ter acesso a um conteúdo exclusivo, aulas ao vivo, aulas VIP e suporte dos professores, você poderá estudar no seu próprio ritmo! Quem sabe na sua viagem à Coreia, você já esteja falando coreano fluentemente? Demais, né? Então clica aqui e garanta a sua vaga!

Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram, TikTok, Twitter, YouTube e Facebook

*imagens cedidas por Beta Moreira.