Você precisa pegar um ônibus e, depois de esperar por horas, finalmente observa vários ônibus chegando. No entanto, de longe, não consegue saber qual deles irá te levar ao destino desejado, já que todos são bem parecidos. Quando eles se aproximam, você percebe que o ônibus que precisa está lá atrás. Mas parece que ele irá ultrapassar os outros ônibus e não dá tempo de fazer o sinal para o motorista parar. Já aconteceu essa situação contigo?
Na movimentada Seul, Coreia do Sul, não há esse problema por dois motivos: primeiro, é que você não precisa fazer o sinal para que o motorista pare no ponto – ele sempre irá parar no ponto. E segundo, porque as rotas dos ônibus são classificadas por cores, facilitando a identificação do destino pelo passageiro.
Essas cores são: vermelho, azul, verde e amarelo. Cada cor tem um propósito e significados diferentes.
Quem já teve a oportunidade de ir para a capital sul-coreana e embarcou em um ônibus, provavelmente percebeu as quatro cores de ônibus que circulam pela cidade. Quem ainda não passou por essa experiência, não se preocupe, que iremos te explicar como funcionam esses ônibus. Assim, quando você chegar lá, ficará mais fácil saber para onde ir.
Identificando as quatro cores de ônibus em Seul
???? 파란색 버스
[paransek pósu]
Ônibus azul
Conhecidos como “간선버스” [kansonbósu], são os ônibus urbanos e regulares que circulam nos pontos principais de Seul. Eles percorrem de média a longa distância, de forma expressa, indo de um lado da cidade para o outro, conectando o subúrbio ao centro. O número da rota é de 3 dígitos, porém o primeiro dígito mostra a área por onde a rota começa e o segundo dígito indica onde a rota termina.
A cor destes ônibus representa o horizonte de Seul e o Rio Han, simbolizando a segurança e a liberdade.
???? Uma curiosidade é que também há os ônibus azuis escuros que circulam apenas das 00h às 05h da manhã, chamados de “the night bus” ou “the owl bus”. Esses ônibus começam com a letra N, seguida de 2 dígitos.
???? 빨간색 버스
[pargansék pósu]
Ônibus vermelho
Já os ônibus dessa cor são chamados de “광역버스” [koán-iok posu], ou seja, “ônibus metropolitano”. Esses ônibus operam em rotas de longa distância, conectando o centro de Seul a várias cidades-satélites de forma rápida e eficiente. Eles trafegam pela rodovia e, por serem mais rápidos, têm menos paradas intermediárias. A tarifa é um pouco mais cara que os ônibus urbanos. O vermelho dos ônibus representa a energia da velocidade.
O número da rota para os ônibus de cor vermelha possui um total de 4 dígitos. Sendo o primeiro dígito sempre 9, enquanto o segundo dígito irá indicar a área em que a rota começa.
Quer dicas para viajar para a Coreia do Sul? Neste post, compartilhamos 12 dicas super importantes para você fazer a sua viagem com sucesso.
Quer aprender coreano comigo?
???? 녹색 버스
[noksek pósu]
Ônibus verde
Nesta cor, temos os “지선버스” [djisonbósu] (ônibus ramais), os ônibus que circulam dentro da região metropolitana, em um número seleto de bairros em uma parte da cidade. Servem para conectar os passageiros a estações de metrô, pontos de ônibus expresso ou outros pontos-chave de transporte dentro da cidade – sim, são os ônibus que você irá pegar para fazer baldeação para o metrô de Seul. Eles são de curta distância e possuem paradas mais frequentes.
Possuem um total de 4 dígitos do número da rota e, assim como os ônibus azuis, os verdinhos também mostram que o primeiro dígito indica a área por onde a rota começa. Ah, e a cor verde representa as montanhas que cercam a cidade.
???? 노란색 버스
[noransek pósu]
Ônibus amarelo
Para finalizar, temos os “순환버스” [sunoanbósu] (ônibus circulares), que são os ônibus que circulam apenas em Namsan atualmente, passando pelas áreas comerciais e turísticas. Sua cor representa a amizade e o dinamismo. Diferente das demais cores, os números dos ônibus amarelos têm apenas 2 dígitos.
O que você precisa para pegar um ônibus:
Ah, e claro, saber o ponto de ônibus é fundamental, pois não basta ficar parado em qualquer ponto. Assim como os ônibus têm suas cores indicando as rotas, os pontos também indicam qual cor de ônibus irá parar ali. Além disso, os pontos têm os painéis digitais informando os ônibus que estão a caminho, quantos assentos vazios ainda têm, etc. E sim, no país tecnológico, os ônibus têm wifi grátis!
Outro ponto importante é que você irá passar o seu T-money tanto na entrada quanto na saída do ônibus. Caso contrário, não terá desconto no próximo ônibus ou metrô que pegar, principalmente quem faz baldeação.
Quer ver na prática? O Henrique 선생님 [sonsennim] fez este vídeo mostrando como é um ponto de ônibus na Coreia.
Que tal chegar na Coreia falando coreano, sem precisar usar o tradutor? No Coreano Online você aprende desde a alfabetização até os níveis mais avançados. Tem suporte dos professores, material didático exclusivo, aulas gravadas e ao vivo. Não deixe esta oportunidade passar, clique aqui e conheça mais os nossos planos.
Siga o Coreano Online nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.