Já imaginou comemorar o Ano Novo duas vezes no ano? Isso pode parecer um pouco estranho para os brasileiros. Afinal, no calendário, o ano sempre começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. E se dissermos que o Ano Novo coreano é comemorado duas vezes? Sim, duas vezes. Mas calma, que já vamos te explicar a razão por trás de tudo isso.
Enquanto muitos países, incluindo o Brasil, seguem o calendário gregoriano para celebrar a virada do ano, a Coreia – e alguns países asiáticos – têm suas próprias tradições profundamente enraizadas e celebram o Ano Novo duas vezes. A primeira comemoração é o Ano Novo Lunar, conhecido como 설날 [sóllar] – Seollal, e também a celebração do Ano Novo ocidental. Essas celebrações refletem diferentes tradições culturais e têm origens distintas.
A Coreia comemora o Ano Novo duas vezes
SEOLLAL – ANO NOVO LUNAR
O 설날 [sóllar] – Seollal é baseado no calendário lunar e é uma das celebrações mais importantes e antigas na península coreana, começando por volta do século 3. Geralmente ocorre entre o final de janeiro e o início de fevereiro, sendo um feriado de 3 dias. Esta celebração tem suas raízes históricas profundamente ligadas à agricultura e às estações, marcando o início de um novo ano agrícola.
O Seollal é um momento de reunir a família, honrar os antepassados e participar de jogos e rituais tradicionais que enfatizam a conexão com a história e a tradição coreanas. Quer saber mais sobre como os coreanos comemoram o Ano Novo Lunar, suas tradições e costumes? É só clicar aqui.
E tem mais: o Seollal está associado ao calendário lunar e, portanto, está vinculado ao zodíaco chinês, no qual cada ano é representado por um animal do horóscopo. Cada ano novo lunar é marcado pela mudança do animal do zodíaco chinês que representa aquele ano.
“설날” é formada pela combinação de dois caracteres:
- 설 [sór] representa o primeiro mês do calendário lunar.
- 날 [nar] significa “dia” em coreano.
Ou seja, literalmente “primeiro dia do mês”; logo, “ano novo”.
Ao juntar 설 + 날, a letra “ㄹ” [r] no final do primeiro caractere “설” é escrita e pronunciada como “L” quando está antes da letra “ㄴ” [n] no segundo caractere “날”. Por isso, ao invés de falar “sórnár”, pronunciamos “sóllar”.
ANO NOVO OCIDENTAL
Esse é fácil, afinal, é aquele que nós também celebramos no dia 1º de janeiro. É uma adoção mais recente na Coreia do Sul, seguindo o calendário gregoriano amplamente utilizado internacionalmente. Essa celebração foi introduzida no país devido à influência da globalização e da interação com culturas estrangeiras. É no Ano Novo ocidental que todos os coreanos costumam, ou melhor dizendo, costumavam ganhar 1 ano a mais.
Quer entender mais sobre a idade coreana? Preparamos dois posts que explicam tudo o que você quer saber. Clique aqui e aqui para ficar por dentro.
Quer aprender coreano comigo?
Nestas duas festividades, é comum dizer “새해 복 많이 받으세요!” [sehe bon mani baduseiô]. Essa é uma expressão bastante usada para desejar um Feliz Ano Novo. Sua tradução é literalmente “Receba muitas bênçãos no Ano Novo!”
- 새해 [sehe] significa “Ano Novo”.
- 복 [bok] se refere a “bênção” ou “sorte”.
- 많이 [mani] significa “muitas”, “muito”, “bastante”.
- 받으세요 [paduseiô] é uma forma respeitosa do verbo “receber” – 받다 [patta].
Aqui também, a pronúncia pode sofrer alterações, como em “복 많이”. Ao invés de dizer [bok mani], dizemos [bonmani]. Isso acontece porque o batchim (consoante final) “ㄱ” [k] antes de “ㅁ” [m] se transforma em “ㅇ” [n mais aberto], seria como se fosse “봉마니” [bonmani].
Então, no geral, essa expressão transmite votos de prosperidade, sorte e felicidade para a pessoa no Ano Novo coreano. É uma saudação bastante comum durante esses dois períodos das festividades de Ano Novo na Coreia do Sul.
여러분, 새해 복 많이 받으세요! – Feliz Ano Novo a todos!
Venha estudar no Coreano Online! Com a gente, você aprende do básico ao avançado, no seu próprio ritmo e em qualquer lugar, com aulas práticas, material didático exclusivo e muito mais. Tudo isso para você conquistar cada vez mais fluência! E quem sabe, na próxima vez, você também poderá comemorar o Ano Novo duas vezes e na Coreia do Sul. Clique aqui e conheça os nossos planos.
Nos siga nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.