Existe Páscoa na Coreia? Será que lá os coreanos também compram ovos de chocolate e tudo mais? Uma das datas mais importantes para os cristãos, a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, é comemorada em diversos países, porém com suas diferenças e peculiaridades. É a partir da Páscoa que diversas datas religiosas são calculadas, como a Semana Santa.
No Brasil, em geral, há cultos e missas especiais para celebrar a data durante a Semana Santa. E até mesmo quem não é cristão pode acabar comemorando esta data também, tradicionalmente não comendo carne na sexta-feira e trocando chocolates, ovos de Páscoa, brinquedos e coelhinhos de pelúcia, principalmente entre as crianças.
Nos Estados Unidos, por outro lado, as tradições de Páscoa são diferentes. Lá, há a “caça aos ovos”’, e não estamos falando de ir às lojas e supermercados à procura dos ovos de chocolate, mas sim, os adultos escondem vários ovos de galinhas decorados e as crianças vão à caça. Também há muitas decorações de coelhinhos pelas casas e até desfiles pelas ruas.
Mas e a Coreia do Sul? Os coreanos comemoram a Páscoa?
A resposta é: claro que sim! Mas de um jeito diferente do que os brasileiros estão acostumados.
Bom, você já deve saber que a Coreia do Sul tem grande influência norte-americana. Por isso, há um grande número de cristãos no país, onde 20% dos coreanos se consideram protestantes e 11% católicos, de acordo com as estatísticas.
Páscoa em coreano é 부활절 [puhwadjor] e literalmente significa “O Dia da Ressurreição”. Com a influência ocidental, as igrejas cristãs realizam cultos e missas também. Nesse período, há serviços comunitários organizados pelas igrejas para ajudar as pessoas mais carentes, compartilhando refeições e trocando presentes. Também acontecem alguns desfiles na Coreia e atividades para o público, como caligrafia coreana, jogos infantis (“tuho”, “paengi chigi”, “ttakji chigi” e “sabang chigi”), pintura facial, apresentações de rua, entre outros.
Porém, essa data comemorativa não é feriado de três dias na Coreia; tudo funciona normalmente, e a comemoração talvez seja mais singela do que no Brasil. Assim como o Natal, acaba tornando-se mais comercial do que religioso.
Tem ovos de Páscoa na Coreia?
Claro! ㅋㅋㅋㅋㅋ (risada coreana) 😁
É que na Coreia, os ovos de Páscoa não são de chocolate e nem vêm com brinde dentro. Lá, os ovos são… de galinha e cozidos. Bem econômico, não é mesmo? 🤔 Brincadeiras à parte, os ovos de Páscoa coreanos são pintados e decorados, como acontece nos Estados Unidos. Aliás, ovo de Páscoa em coreano é chamado de 부활절달걀 [puhwadjordargyar], onde 달걀 [targyar] significa “ovo”.
Agora que você já sabe como são as tradições da Páscoa na Coreia, vamos dar uma olhada no vocabulário?
Quer aprender coreano comigo?
부활절 어휘 – Vocabulário de Páscoa na Coreia
- 부활절 [puhwadjor] – Páscoa (literalmente: Dia da Ressurreição)
- 예수님 [yesunim] – Jesus (em honorífico)
- 부활절 달걀 [puhwadjor targyar] – Ovo de Páscoa
- 달걀 [targyar] – Ovo
- 초콜릿 [tchokolit] – Chocolate
- 초콜릿 달걀 [tchokolit targyar] – Ovo de chocolate
- 토끼 [toki] – Coelho
- 봉제 토끼 [pondje toki] – Coelho de pelúcia
- 부활절 토끼 [puhwadjor toki] – Coelho de Páscoa
- 부활절 바구니 [puhwadjor baguni] – Cesta de Páscoa
- 부활절 달걀 찾기 [puhwadjor targyar tchaki] – Caça aos ovos de Páscoa
- 성금요일 [songumyoir] – Sexta-feira Santa
- 성토요일 [sontoyoir] – Sábado de Aleluia
- 성주간 [sondjugan] – Semana Santa
- 수난 주간 [sunan djugan] – Semana da Paixão
- 사순절 [sasundjor] – Quaresma
- 즐거운 부활절 되세요! [djurgoun puhwadjor toeseyo] – Feliz Páscoa!
- 행복한 부활절 되세요! [henbokan puhwadjor toeseyo] – Feliz Páscoa!
Dá só uma olhada nesse vídeo com o Yoongi 선생님 explicando umas curiosidades sobre a Páscoa na Coreia.
여러분, 즐거운 부활절 되세요! – Feliz Páscoa a todos! 🐇
Se você já é apaixonado ou apaixonada pela cultura coreana e curtiu saber mais sobre como é a Páscoa na Coreia, que tal levar toda a sua paixão a um passo adiante e começar a estudar coreano? Conheça todas as vantagens de estudar no Coreano Online.
Nos siga nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.
Imagens (Páscoa na Coreia): originais do Coreano Online e Wagner Soares / Getty Images by Canva