⚡️ INTENSIVÃO DE COREANO⚡️
Inscreva-se e concorra a uma vaga VIP com aulas de conversação individuais e muito mais!
DIAS
:
HORAS
:
MINUTOS
:
SEGUNDOS
Quer escrever frases em coreano mais longas, mas ainda não consegue? Então, você precisará usar as conjunções coreanas! Neste post, você encontrará aquelas mais faladas no dia a dia pelos coreanos.
Você já aprendeu a escrever uma frase em coreano bem simples e agora quer dar uma complementada e deixá-la mais longa. Mas como faz? É aí que entram as conjunções coreanas. Elas são as responsáveis por unir duas frases ou orações. Dentro da língua coreana, há vários tipos de conjunções, mas hoje veremos as mais simples e faladas pelos coreanos para te ajudar a já ir formulando diversas frases.
As conjunções são palavras invariáveis que usamos para unir palavras, frases, orações ou ideias dentro de um texto. Conectando uma frase à outra, sabe? Elas têm a função de ajudar a fazer a ligação entre diferentes partes de uma frase, deixando-a mais coerente e coesa. No português, alguns exemplos de conjunções são “e”, “mas”, “porque”, “então”, entre muitos outros.
No coreano, acontece a mesma coisa: elas são palavras “soltas” que são usadas para abrir novas frases, quando queremos retomar uma ideia anterior sem ter que repeti-la por completo. A propósito, conjunção em coreano é chamada de 접속사 [djopssokssa], vem do hanja 接續詞, onde:
Bom, digamos que você queira dizer “eu vou para a escola”; essa frase em coreano fica: “저는 하교에 가요”. Até aí, tudo bem? Entretanto, está bem simples e agora você quer complementar, dizer algo mais, como “Vou para a escola. E encontro os meus amigos.” Como ficaria isso em coreano?
Antes de mostrarmos a versão em coreano para a frase acima, vamos ver quais são as conjunções coreanas mais comuns e que você irá escutar o tempo todo quando for à Coreia ou simplesmente ao assistir a um K-drama. Assim, você já saberá qual será a mais adequada para o nosso exemplo.
Usado para adicionar informações ou conectar ideias. Essa conjunção será usada no começo de uma frase para indicar a adição à ideia que está contida na frase anterior.
É usada quando a ideia da primeira sentença está em contraste com a segunda sentença. O 하지만 iniciará a frase seguinte.
Apesar de ser parecida com 하지만, esta conjunção é usada para dizer algo oposto à afirmação anterior; embora seja verdade.
Conectar duas frases que tenham relação de causa-consequência. Ou seja, a primeira oração expressa a causa (o motivo ou a razão), enquanto a segunda expressa a consequência (o resultado ou o efeito) dessa causa.
Semelhante a 그래서, é usada para dar uma explicação ou conclusão.
Esta conjunção conecta duas frases que tenham relação de condição. Isso quer dizer que uma ação ou situação depende de outra para acontecer. Em outras palavras, uma oração apresenta uma condição que deve ser cumprida para que a consequência ou o resultado ocorra.
Você deve estar se perguntando: “mas e o -하고, -고, -이고, -지만, -아/어/해서, -(으)면?” Apesar de terem a mesma função das conjunções, essas são terminações conjuntivas que ficam ali diretamente com verbos, adjetivos e/ou substantivos. Elas são úteis para mostrar a relação entre as orações em uma mesma frase. Enquanto as conjunções, por serem palavras soltas, abrem uma nova frase.
É uma abreviação de 그러면, só que mais usada em conversas casuais.
É um advérbio conjuntivo que pode ser usado das seguintes maneiras:
É uma versão mais casual de 그런데 e é mais falada no dia a dia.
Indica que o que é afirmado na 2ª oração é verdadeiro, independentemente do que é afirmado na 1ª oração.
Há outras conjunções coreanas? Claro! Mas essas você irá ouvir mais dos coreanos. E não podemos nos esquecer das terminações conjuntivas, mas esse é um assunto para um próximo post. Portanto, fiquem ligados no Blog do Coreano Online.
E o que você está esperando para estudar no Coreano Online? O maior curso online do Brasil oferece diversos planos para que você possa realizar o seu sonho de falar a língua dos K-dramas e K-pop. Conheça nossos planos e escolha o ideal para você!
Nos siga também nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, YouTube e Facebook.