Reis

da Dinastia Joseon

Dinastia Joseon

A Dinastia Joseon 조선 recebeu esse nome em homenagem ao primeiro reino coreano Gojoseon 고조선, o que seria um “retorno às origens”, uma forma de buscar as origens do povo coreano, com base em fundamentos muito antigos. Nascia uma nova era na história da Coreia, durante a qual a Coreia se tornou um país desenvolvido e sofisticado.

Vamos aprender sobre alguns dos reis dessa dinastia!

Seta

Rei Taejo 태조

O primeiro rei da Dinastia Joseon 조선. Ele foi um guerreiro habilidoso que derrubou a Dinastia Goryeo, unificou a Coreia e estabeleceu uma nova capital: Hanseong, antes conhecida como Hanyang, que nada mais é do que Seul. Sabe o famoso Palácio Gyeongbok? Foi o Rei Taejo que o mandou construir, ele foi o principal palácio dessa dinastia. Sob o seu reinado, a cultura coreana floresceu e a dinastia prosperou.

Rei Sejong 세종대왕

Provavelmente o mais famoso e respeitado de todos os reis da Dinastia Joseon, o Grande Rei Sejong, ficou conhecido por ter criado o alfabeto coreano, chamado de Hangul 한글. Sejong era um grande defensor da educação e trabalhou duro para torná-la acessível a todos os cidadãos. Antes do alfabeto coreano, a Coreia usava o sistema de escrita chinês, Hanja 한자, que era difícil de aprender e só estava disponível para a elite educada, por isso, havia muitos analfabetos.

Rei Danjong 단종

Tendo uma das histórias mais trágicas da Dinastia Joseon, Yi Hong-wi 이홍위, neto do Rei Sejong, subiu ao trono quando tinha apenas 12 anos. Aos 14 anos, o Rei Danjong casou-se com a Rainha Jeongsun, que na época tinha 15 anos. Em 1455, ele foi deposto por ser considerado uma ameaça à estabilidade do trono pelos oficiais da corte, sendo forçado a abdicar ao poder para dar lugar ao seu tio, o futuro Rei Sejo. Foi exilado em Yeongwol 영월 e condenado à morte aos 16 anos.

Rei Yeonsangun 연산군

Foi considerado o pior tirano da história de Joseon, mas também de toda a história coreana, apesar de ter sido um administrador sábio que fortaleceu a defesa nacional e ajudou os pobres no início de seu reinado. Logo depois, sua máscara caiu e o rei mostrou um outro lado que não seria nada bom. Mesmo assim, seu reinado durou 12 anos, até que um grupo de oficiais conseguiu finalmente tirar o tirano rei do trono e ainda rebaixá-lo a príncipe.

Rei Myeongjong 명종

O segundo filho rei Jungjong, nascido Yi Hwan 이환, foi coroado aos 12 anos. Mas por ser muito jovem, quem acabou governando o reino foi sua mãe, a ambiciosa Rainha Munjeong 문정왕후, até 1553. Quando o Rei Myeongjong finalmente pode assumir o poder, a dinastia Joseon passava por um novo período difícil e precisou mobilizar seu exército e marinha para proteger suas fronteiras que estavam constantemente sendo invadidas pelos inimigos.

Rei Seonjo 선조

O meio-sobrinho do rei Myeongjong, Yi Yeon 이연 conquistou o trono, tornando-se o rei Seonjo. Ele ganhou destaque por encorajar o confucionismo e a melhoria da vida das pessoas comuns no início de seu reinado, mas também ficou conhecido pelas divisões políticas e por uma fraca liderança quando houve as invasões japonesas na Coreia, resultando na Guerra dos Seis Anos.

Rei Hyeonjong 현종

É lembrado como um governante que buscou fortalecer o poder da monarquia em detrimento da nobreza. Seu reinado foi marcado por conflitos internos entre as diferentes facções da nobreza, e ele morreu em meio a uma crise de sucessão que acabou sendo resolvida com a ascensão de seu filho, o Rei Sukjong. Ah, e foi ele que proibiu legalmente o casamento entre parentes e aqueles que compartilham os mesmos sobrenomes. Essa lei durou por muitos anos.

Rei Sukjong 숙종

É lembrado como um rei forte e habilidoso, que ajudou a consolidar o poder da monarquia e a estabilizar a Dinastia Joseon em um período de grande transformação. Durante o reinado foram implementadas importantes reformas que ajudaram a fortalecer o poder real e a modernizar a administração do país. Ele também promoveu a cultura, o comércio e a educação, tendo apoiado a publicação de diversas obras literárias e a construção de escolas e bibliotecas. 

Rei Yeongjo 영조

Teve o reinado mais longo da dinastia Joseon. Seu governo foi marcado por uma série de reformas políticas e econômicas que ajudaram a fortalecer o poder real e melhorar a vida dos cidadãos comuns. Ele estabeleceu um sistema de tributação mais justo, criou uma academia para estudar os clássicos confucionistas e investiu em projetos de obras públicas, incluindo a construção de estradas e pontes. 

Rei Jeongjo 정조

Um dos mais notáveis reis da dinastia por suas muitas realizações. Construiu um novo palácio, chamado Hwaseong, na cidade de Suwon, que se tornou um patrimônio mundial da UNESCO. Foi um rei dedicado à justiça, havendo criado um tribunal especial para lidar com casos de corrupção e abuso de poder. No entanto, ele enfrentou muitos desafios em seu reinado, incluindo a oposição de poderosos clãs nobres e uma crescente ameaça das potências estrangeiras.

Rei Gojong 고종

Rei Gojong,  foi o 26º e último rei da Dinastia Joseon e o primeiro imperador do Império Coreano. A dinastia Joseon foi renomeada para Daehanjeguk 대한제국, o Império Coreano, liderado pelo agora imperador Gojong continuou no comando até 1907, quando foi forçado a deixar o poder. Aliás, esse Han do império que originou o nome coreano oficial do país, Hanguk 한국 / Daehan Minguk 대한민국.

Os 26 reis da Dinastia Joseon

Seta

Clique aqui para ler o post completo no nosso Blog!