Receba informações sobre bolsas de estudos da Coreia no seu email! 🎓

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente emails semanais sobre as principais bolsas de estudos na Coreia!

Receba info sobre bolsas de estudos na coreia

Oi, muito prazer! Eu sou o Yoongi, seu professor de coreano!

Deixe seu e-mail aqui para conhecer o Coreano Online, o melhor curso de coreano do Brasil!

Quer aprender coreano comigo - redirecionamento

Receba um Ebook Interativo no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um ebook interativo para aprender o alfabeto coreano.

Receba um ebook interatvo

Receba dicas de como aprender coreano no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um material em PDF informando passo a passo de como estudar coreano de forma eficiente.

Dicas de como aprender coreano em pdf
webtoon

7 Webtoons para Treinar Seu Coreano!

Uma das recomendações mais comuns que vemos quando começamos a estudar uma língua é “para ajudar com a imersão, leia livros ou HQs na língua que você estiver aprendendo”. Com o coreano não é diferente, e ainda melhor, já que a Coreia é famosa por seus webtoons, então o que não falta são opções para todos os gostos.

Então, hoje vamos dar algumas recomendações para quem nunca se aventurou no mundo dos webtoons!

Ah, importante dizer também que a maioria dos webtoons dessa lista tem dramas também, aí você já pode aproveitar e treinar o seu ouvido e pronúncia do coreano!

1. 여신강림 [Iónxin kangrin] – True Beauty

webtoons

Autor: Yaongyi

Quem acompanha os dramas religiosamente já deve conhecer esse webtoon. Mas, para quem não conhece… True Beauty (Beleza Verdadeira) conta a história de Jugyeom Lim, uma garota comum, que com o poder da maquiagem vira uma deusa (Sim, não é o plot mais body-positive), e como ela lida com os problemas da adolescência, como amigos, provas, e claro, amor. O drama conta com Cha Eun Woo do grupo Astro com um dos interesses românticos.

Mas o webtoon em si é extremamente bem desenhado, os personagens parecem que saíram de um anime e os diálogos em coreano são simples e com um vocabulário relacionado ao ambiente escolar o que torna a webtoon ótimo para quem está começando a ler em coreano agora.

Link para o webtoon (em coreano)!

2. 유미의 세포들 [Yumi ê cêpôdul] – Yumi Cells

Autor: Donggeon Lee

Assim como True Beauty, Yumi Cells também teve seu drama lançado recentemente,  juntamente com sua segunda temporada, que conta com a participação de Jinyoung, integrante do grupo GOT7.

A história do webtoon acompanha Yumi, uma mulher por volta dos seus 30 anos, encarando as reviravoltas da vida adulta. Este é mais um dos webtoons que chamamos de “slice-of-life” (um pedaço da vida), porque não tem necessariamente um clímax no enredo, o ponto da história é acompanhar a vida de um personagem específico. 

O vocabulário aqui também não é muito complicado e ajuda com o vocabulário da vida adulta e empresarial. 

Link do webtoon (em coreano)!

3. 마음의 소리 [Maumê sôrí] – The Sound of The Heart

Autor: Cho Seok

Uma recomendação para o pessoal que não curtem muito romances. “The Sound of The Heart” (O Som do Coração) é um “slice-of-life” que acompanha a vida de um mangaka amador e sua família.

O webtoon ficou tão famoso na Coreia que ganhou uma série animada, dois dramas (mesma história, um foi reboot que aconteceu anos depois) e um jogo de celular.

Aqui, o vocabulário ainda é bem simples e fácil de acompanhar, e cobre palavras de cunho familiar e gírias da internet coreana.

Link do webtoon (em coreano)!

4. 노블레스 [Nôblêssû] – Noblesse

Autor: Kwangsu Lee

Para quem curte Crepúsculo, essa recomendação é para você! A história gira em torno do protagonista Cadis Etrama Di Raizel e seu leal servo Frankenstein, junto com os amigos humanos que eles encontram no caminho enquanto se opõem a uma organização humana secreta e, ao mesmo tempo, descobrem mais sobre o passado de Rai, e tudo isso se passa na Coreia. Este webtoon não teve um drama mas teve uma adaptação feita em forma de anime. 

O vocabulário aqui é bem variado, vai de conversas de dia-a-dia a criaturas fantásticas. Dessa lista é um dos mais difíceis de ler, e você vai precisar ter um nível um pouco de coreano um pouco mais elevado para entender todos os diálogos. Mas a história ainda é muito boa, então ainda vale a pena ler, nem que seja com a tradução.

Link do webtoon (em coreano)!

5. 이태원 클라쓰 [Itêwon classû] – Itaewon Class

Autor: Gwangjin

Na Coreia, Itaewon Class foi um sucesso desde o começo, mas a maioria do pessoal só ficou sabendo sobre esse webtoon pelo drama que foi feito pela TvN no ano passado com Park Seo Joon. 

O webtoon acompanha a história do protagonista Pak Sae Ro Yi. No primeiro dia em sua nova escola, Park Sae Ro Yi dá um soco em um valentão. O pai do valentão administra o restaurante Jangga, onde o próprio pai de Sae Ro Yi trabalha. O pai do valentão exige que Sae Ro Yi peça desculpas ao filho, mas Sae Ro Yi se recusa.

Por causa disso, ele é expulso da escola e seu pai é demitido do emprego. O pai de Sae Ro Yi morre em um acidente de motocicleta causado por seu ex-colega Jang Geun Won. Ardendo de raiva, Sae Ro Yi bate violentamente em Jang Geun Won. Ele logo é preso e recebe pena de prisão por agressão. Sae Ro Yi decide destruir a empresa Jagga e se vingar de Jang Dae Hee e de seu filho Jang Geun Won. Assim que Sae Ro Yi é libertado da prisão, ele abre um restaurante em Itaewon, o Danbam. 

Aqui o vocabulário não é tão dificil como Noblesse, mas não é tão fácil como Yumi Cells ou True Beuty, por conter terminologias de cunho criminal e econômico. Mas assim como Noblesse, vale a pena a leitura mesmo que tenha que ser com a tradução.

Link do webtoon (em coreano)!

6. 지금 우리 학교는 [tchigum uri ráquiônun] –  All of Us Are Dead

Autor: Joo Dong-gun

“All Of Us Are Dead” (Todos Estamos Mortos) é um webtoon para quem é fã do gênero “Apocalipse Zumbi”. Então, se você curtiu “The Walking Dead”, “Zumbilândia” ou “Train to Busan (Invasão Zumbi – O brasileiro realmente não foi muito criativo aqui, mas é o filme que ficou famoso, com o Gong Yoo), então esse webtoon é para você! 

A história do webtoon é: A vida na escola Hyosan não era nada especial… até que seus alunos percebem que estão no marco zero de um vírus mortal que transforma suas vítimas em zumbis. Presos em sua escola com versões zumbificadas de seus amigos e professores, eles devem encontrar uma maneira de lutar – e escapar com vida.

Este webtoon também conta com um drama, produzido pela Netflix, que saiu em 2022. 

O vocabulário é escolar e de sobrevivência, por conta da temática de zumbis. Está no nível médio de dificuldade, assim como Itaewon Class.

Link do webtoon (em coreano)!

7. 갓 오브 하이 스쿨 [Gad óbu rái sukul] – The God of High School

Autor: Yongje Park

“The God of High School” é um webtoon para quem curte mangás e animes estilo shonen, como “My Hero Academia” ou “Demon Slayer”. 

A história acompanha Mori Jin,  um estudante do ensino médio e especialista em Taekwondo que entra no “God Of High School”, um torneio de luta que promete ao vencedor tudo o que ele quiser. O que começou como uma competição para encontrar o melhor lutador do ensino médio logo se revela parte de uma trama muito maior que vai além da imaginação. 

Uma leitura um pouco mais fácil, e também usando vocabulários tanto de escola como também de artes marciais e esportes. 

Link do webtoon (em coreano)!

Essas são nossas recomendações, você tem algum webtoon que você gostaria de recomendar pros nossos leitores também? Deixe ela aqui nos comentários!

E claro, para melhorar o seu coreano e poder ler todos esse webtoons e muitos mais, venha aprender coreano com a gente no Coreano Online!