Receba informações sobre bolsas de estudos da Coreia no seu email! 🎓

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente emails semanais sobre as principais bolsas de estudos na Coreia!

Receba info sobre bolsas de estudos na coreia

Oi, muito prazer! Eu sou o Yoongi, seu professor de coreano!

Deixe seu e-mail aqui para conhecer o Coreano Online, o melhor curso de coreano do Brasil!

Quer aprender coreano comigo - redirecionamento

Receba um Ebook Interativo no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um ebook interativo para aprender o alfabeto coreano.

Receba um ebook interatvo

Receba dicas de como aprender coreano no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um material em PDF informando passo a passo de como estudar coreano de forma eficiente.

Dicas de como aprender coreano em pdf

25 Esportes mais populares na Coreia

Se, após a Copa do Mundo, quando o Brasil jogou contra a Coreia do Sul, você ficou prestando ainda mais atenção aos jogadores coreanos, como Son Heung-min, Cho Gue-sung, Lee Kang-in, entre vários outros, talvez também tenha notado com mais frequência a participação da Coreia em diversos outros esportes, como nos Jogos Asiáticos – Hangzhou 2022, em que o país conquistou várias medalhas de ouro.

Receba e-mails sobre bolsas de estudo na Coreia do Sul! 👩‍🎓👨‍🎓

VAMOS LÁ!

Esporte em coreano é 스포츠 [supôtchi], quando estamos falando de esportes como futebol, basquete, natação, etc. Já quando falamos de exercícios físicos, dizemos 운동 [undon]. Se você quer perguntar para alguém “Qual é o seu esporte favorito?”, basta dizer “제일 좋아하는 스포츠는 뭐예요?” e a pessoa pode responder algo como “제가 제일 좋아하는 스포츠는 축구예요”, ou seja, “Meu esporte favorito é futebol”.

Nos dramas, é comum mostrar alguns esportes que vão além do futebol, como badminton, esgrima, hóquei no gelo, patinação, taekwondo, beisebol, baduk (go), golfe, levantamento de peso, entre vários outros. Alguns esportes populares são tradicionais, enquanto outros são mais ocidentais. Ficou com vontade de saber como se escreve sobre esses esportes e vários outros em coreano? Neste post, te ensinaremos não apenas os vocabulários, mas também curiosidades sobre esses esportes na Coreia!

Os esportes mais populares na Coreia:

esportes
야구 [iágu] Beisebol

Pensou que futebol seria o esporte número 1 no coração dos coreanos? Segundo estatísticas, o beisebol é o mais popular na Coreia. Acredita-se que tenha chegado ao país em 1905, durante o Império Coreano, através dos missionários americanos. Dentre vários times, estão Kia Tigers, Samsung Lions, Hyundai Unicorns, LG Twins e o Lotte Giants. Além disso, os jogadores de beisebol ganham bem mais do que os de futebol.

축구 [tchuku]Futebol

Clássico dos esportes em geral, o futebol segue em segundo lugar entre os esportes favoritos dos coreanos. Você sabia que a seleção coreana participou 5 vezes consecutivas dos jogos da Copa do Mundo?

농구 [nongu] Basquete

O basquete teve os seus dias de glória durante a década de 1990 e, mesmo depois de tantos anos, ainda é um dos esportes mais populares na Coreia. Aliás, a seleção sul-coreana é a mais bem-sucedida da Ásia, conquistando um recorde de 25 medalhas no Campeonato Asiático de Basquete.

아이스 스케이팅 [aisu sukeitin] Patinação no gelo

Seja por hobby ou profissional, a patinação no gelo é outro esporte super popular. Inclusive, há várias pistas em Seul e Busan que ficam abertas durante todo o ano para a população e oferecem também aulas para quem deseja.

양궁 [iángun]Tiro com arco (arqueria)

Sabia que a Coreia é um dos países que tem o maior número de medalhas nesta modalidade nos Jogos Olímpicos? O tiro com arco é realizado há milhares de anos na península coreana. Inclusive, há registros que mostram o arco e flecha sendo utilizado desde o período dos Três Reinos.


Por falar em Três Reinos, você sabia que a Coreia já teve mais de 10 nomes oficiais, além de Coreia do Norte e Coreia do Sul? Será que você acerta quais são esses nomes? Confira aqui!

배구 [pegu]Vôlei

Seguindo a lista dos esportes mais populares na Coreia, não poderia faltar o vôlei. Tanto a seleção masculina quanto a feminina contam com várias equipes que competem na V-League, a competição sul-coreana de voleibol fundada em 2005.

펜싱 [penshin]Esgrima (do inglês “fencing”)

Se você passou a prestar mais atenção nesse esporte e até sentiu vontade de aprender após assistir ao drama Vinte Cinco, Vinte e Um, é bom lembrar que o esgrima também é muito popular, com a Coreia conquistando diversos campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos. 

골프 [korpu]Golfe

Esporte da elite e símbolo de status, o golfe é bastante praticado na Coreia. Introduzido no país em 1900 pelos britânicos, foi considerado um esporte da aristocracia. Tornou-se popular desde os anos 1990 e atualmente é praticado tanto por homens quanto por mulheres.

핸드볼 [rendubor]Handebol

A seleção feminina da Coreia do Sul é um dos grandes destaques na Ásia, composta pelas melhores jogadoras do país, tendo vencido o campeonato continental 13 vezes, além de ser bicampeã olímpica e campeã mundial.

리그 오브 레전드 [ligu obu ledjondu]League of Legends (LoL)

Se você não está entendendo que tipo de esporte é esse, vamos te explicar: o League of Legends é um jogo eletrônico de estratégia onde duas equipes com cinco jogadores de cada lado entram em uma batalha, combatendo jogador contra jogador. O maior jogador de todos os tempos é sul-coreano e se chama Faker  (Lee Sang-hyeok). Só para ter uma ideia, Faker é o nome do momento, considerado o Michael Jordan dos jogos eletrônicos.

탁구 [taku]Tênis de mesa (pingue-pongue)

Bastante popular entre os coreanos, há inclusive pequenas ligas nas universidades. Os jogadores de tênis de mesa sul-coreanos estão entre os melhores do mundo.

수영 [suión]Natação

Nos Jogos Asiáticos de Hangzhou, que aconteceram em 2023, a Coreia do Sul ficou em terceiro lugar no ranking de medalhas, e um dos grandes destaques foi na natação

배드민턴 [peduminton] Badminton

Apesar de não ser tão conhecido no Brasil, o badminton é parecido com o tênis, porém, ao invés de uma bola, os jogadores usam uma espécie de peteca conhecida como birdie ou volante. Na Coreia do Sul, esse esporte é bastante popular entre todas as faixas etárias. Inclusive, o país ganhou diversas medalhas em competições olímpicas.

역도 [iókto]Levantamento de peso (halterofilismo)

Aqui, o nosso destaque vai para a Coreia do Norte. Isso mesmo que você leu! Há vários esportes praticados pelos norte-coreanos, e eles participam sim de competições mundiais. Tanto que a Coreia do Norte foi uma das campeãs no levantamento de peso, e quem quebrou o recorde nos Jogos Asiáticos de Hangzhou, realizado em 2023, foi a jovem atleta norte-coreana chamada Kim Il Gyong, levantando 111kg.

볼링 [pollin]Boliche

Diversão para uns, esporte levado a sério por outros. O boliche existe na Coreia do Sul desde 1952, chegou a ser considerado um esporte de elite na época, mas acabou ganhando popularidade ao longo dos anos. Há vários torneios de boliche na Coreia do Sul, inclusive internacionais.

하이킹 [raikin]Caminhada (do inglês “hiking”)

O que seria da Coreia sem o hiking, as caminhadas? Com montanhas maravilhosas por todos os lados e várias ladeiras também, a prática da caminhada é uma das identidades dos coreanos, não importa a idade. Será que esse é um dos segredos para eles estarem sempre em forma?

등산 [tunsan]Fazer trilha nas montanhas, montanhismo, escalada de montanha, alpinismo

Assim como a caminhada, o montanhismo também tem raízes profundas na cultura coreana. Não importa a estação do ano, você sempre verá um coreano caminhando pelas montanhas. O número de montanhistas na Coreia do Sul é um dos maiores do mundo. Alguns dos lugares mais queridos para os coreanos são: Hallasan, Seoraksan, Bukhansan, Naejangsan, Taebaeksan, Songnisan, Jirisan.

Reparou que tanto o esporte quanto as montanhas levam “san” no final? É que “” [san] em coreano é simplesmente “montanha””.

낚시 [nakshi]Pescaria

Considerado um esporte de lazer, a pescaria é muito famosa na Coreia. Afinal, o país é um dos maiores consumidores de peixes, e seus mercados possuem uma variedade enorme de frutos do mar.  

스키 [suki]Esqui

Um esporte comum no inverno coreano é o esqui, que foi introduzido por volta de 1910. A Coreia do Sul possui diversas áreas próprias para esquiar no gelo, e algumas delas ficam localizadas em Pyeongchang, Gangwon-do, Jeollabuk-do, Gyeonggi-do e Pocheon.

스노보드 [sunobodu] Snowboarding

Continuando no gelo, o snowboarding também é praticado na Coreia e chegou ao país no início dos anos 1980. Assim como o esqui, há diversos locais para praticar este esporte, e os resorts coreanos são bastante procurados no inverno.

Quer aprender coreano comigo?

EU QUERO!

Talvez você esteja se perguntando, mas e os esportes tradicionais da Coreia, como o taekwondo? Ele está aqui nesta lista, junto com vários outros esportes que fazem parte da história coreana. Dá só uma olhada!

Esportes tradicionais populares na Coreia:

태권도 [tékuondo]Taekwondo

O mais conhecido das artes marciais coreana, o Taekwondo literalmente significa “a arte de usar os pés e mãos na luta”.

합기도 [rapkidô] Hapkido

Outra arte marcial em destaque é o Hapkido. Especializado na autodefesa, o esporte é semelhante ao Aikido japonês.

연날리기 [iónnaligui]Yeonnalligi (Soltar pipa)

O que para muitos é considerado passatempo, no Leste Asiático, o que inclui a Coreia, é um esporte. “연” (yeon) vem do hanja 鳶, significa “pipa” e 날리기 vem do verbo 날리다 que quer dizer “fazer voar”. Soltar pipas é muito comum durante o Chuseok (Dia de Ação de Graças Coreano) e o Seollar (Ano Novo Lunar).

바둑 [baduk]Baduk (jogo de tabuleiro estratégico, também conhecido no Ocidente como Go)

Um dos jogos estratégicos mais tradicionais da Coreia e que aparece em vários dramas. Inclusive, se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Baduk, recomendamos que leia este post aqui.

씨름 [shirum]Ssireum

Semelhante ao sumô, o Ssireum é uma luta livre em que o lutador deve desequilibrar o oponente com a ajuda das pernas. Esse esporte tradicional era bastante popular entre o povo coreano durante os períodos Goryeo e Joseon, incluindo vários reis.

Quer dominar a fluência da língua coreana? O Coreano Online te ajuda a chegar lá. Venha saber mais sobre o curso mais completo do Brasil clicando aqui.

Siga o Coreano Online nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.

foto da capa Crédito: Yonhap