Apesar de estarem tão distantes geograficamente, você já parou para pensar que o Brasil pode ter algumas semelhanças com a Coreia? Um exemplo disso é o Dia de Finados e o Chuseok. Não entendeu? Bem, para começar, ambos são feriados nacionais. Mas além disso, eles têm algumas curiosidades parecidas, e é exatamente o que vamos ver hoje.
O Chuseok é um dos maiores e mais significativos feriados na Coreia, ocorre no décimo quinto dia do oitavo mês, de acordo com o calendário lunar, ou seja, no final do mês de setembro. Ao contrário do Brasil, esse feriado dura oficialmente 3 dias. Já o Dia de Finados tem data certa, sendo no dia 2 de novembro.
Tanto o Chuseok quanto o Dia de Finados são momentos dedicados a honrar e lembrar os antepassados. Os coreanos acreditam na importância de manter a conexão com os ancestrais, enquanto o Dia de Finados é uma oportunidade para as famílias brasileiras prestarem homenagens aos entes queridos.
Antes de mostrar mais semelhanças, vamos entender um pouco as diferenças entre ambos os feriados.
Chuseok:
Dia de Finados:
No Brasil, no Dia de Finados, algumas pessoas têm o costume de ir aos cemitérios para visitar os túmulos e tumbas de familiares, amigos, pessoas do convívio e até famosos. Lá, deixam o local limpo, colocam flores, acendem velas e os católicos vão à missa para relembrar o ente querido e também fazem suas confissões. Neste dia, apesar de não ser uma prática como na “Sexta-Feira Santa”, alguns também deixam de comer carne e beber álcool como forma de respeitar aqueles que se foram.
Já na Coreia, durante o Chuseok, assim como os brasileiros, os coreanos também têm o costume de deixar as tumbas, túmulos e lápides limpas, capinam e aparam a grama para manter o local em boas condições. Essa tradição é chamada de “beolcho” – 벌초 [pórtcho]. Seguindo uma tradição da Era Joseon, o beolcho geralmente acontece de duas a quatro vezes por ano.
Quer aprender coreano comigo?
Já o hábito de visitar os túmulos e prestar respeito aos que se foram é chamado de “seongmyo” – 성묘 [sónmio]. Além disso, preparam alimentos tradicionais, como o songpyeon – 송편 [sonpión]; biscoitinhos de mel, chamados de Yakgwa – 약과 [iakoa]; frutas; licor; dentre outras iguarias, como forma de homenagear as gerações passadas, no chamado “charye” – 차례 [tcharie]. Inclusive, temos um post explicando tudo sobre o Chuseok.
Ambos os feriados valorizam a reunião familiar. No Chuseok, as famílias voltam para seus lugares de origem, onde se reúnem para celebrar e compartilhar refeições tradicionais. No Dia de Finados, algumas famílias visitam os túmulos de seus entes queridos e passam tempo juntas em reflexão e memória. Tanto na Coreia quanto no Brasil, há um forte foco na preservação da memória, com as histórias e tradições familiares sendo compartilhadas entre as gerações.
“Quer saber o que os estrangeiros fazem durante o Chuseok? No Blog do Coreano Online, você verá 11 dicas para curtir o feriadão coreano da melhor forma possível. É só clicar aqui.
Assim como nem todos celebram o Dia de Finados no Brasil, na Coreia, alguns coreanos preferem viajar para o exterior durante o Chuseok. Em ambos os países, a forma de celebrar os feriados podem variar de cada família e religião, onde alguns comemoram as datas e outros não.
Que tal aprender muito mais sobre a cultura coreana? O Coreano Online é o lugar certo! Tenha acesso a diversas aulas gravadas e ao vivo, material didático exclusivo, suporte dos professores e uma enorme comunidade de alunos. Conheça mais sobre os nossos planos clicando aqui.
Siga o Coreano Online nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.