Você deve estar se perguntando: “Os coreanos comemoram o Natal?” e a resposta é: SIM! A Coreia do Sul também comemora o Natal, mas de um jeito um pouco diferente do que estamos acostumados. O Natal é uma data importante em vários países. É o dia de comemorar o nascimento de Jesus Cristo e também um momento para se reunir com a família, trocar presentes, comer uma comida especial, ouvir músicas natalinas e maratonar os filmes de Natal, como 나 홀로 집에 [na rollo djibe] (é assim que o filme “Esqueceram de Mim” é chamado em coreano).
Natal em coreano é 크리스마스 [kurisumasu], que vem do inglês “Christmas”. Mas ainda há outra palavra para o Natal: 성탄절 [sóntandjor]. E se você quer desejar um “Feliz Natal” em coreano, basta dizer 메리 크리스마스 [meri kurisumasu], também igual ao inglês “Merry Christmas”. Ou também pode dizer 성탄 축하해요 [sóntandjor chukahaeyo].
Diferente de alguns países asiáticos, na Coreia do Sul, o dia 25 de dezembro também é um feriado nacional e é associado à caridade e ao amor. E, tratando-se de decoração, a Coreia do Sul sempre capricha, deixando tudo espetacular e mágico, com muitos enfeites como vemos por aqui, porém…
Fatos interessantes sobre o Natal na Coreia do Sul
O Natal na Coreia do Sul é mais parecido com o Dia dos Namorados do que com uma festividade religiosa. Seria mais um feriado para os casais. Nesse dia, os casais vão aos restaurantes, ao cinema, dão um passeio ou viajam.
A Coreia do Sul é um dos poucos países asiáticos a reconhecer o Natal como feriado público.
Apesar de ser um feriado nacional, é mais um dia de folga para o povo aproveitar e fazer compras do que uma celebração religiosa. Mas é claro, os coreanos cristãos o celebram lembrando do nascimento de Jesus Cristo. Inclusive, há eventos nas igrejas coreanas durante a véspera de Natal
Apenas algumas famílias coreanas se reúnem no Natal. Em geral, elas não têm o costume de se reunir nesse dia, já que a grande maioria estará junta durante o Chuseok e o Seollal (Ano Novo Lunar). Os estudantes coreanos costumam passar o Natal com os amigos, enquanto os casais ficam juntos.
Os coreanos não têm o costume de trocar presentes, como aqui no Brasil e em vários países ocidentais. Porém, trocar cartões de Natal é bem popular neste período, ou dar dinheiro. No entanto, as crianças sim ganham presentes nesse dia.
Ao invés do panetone, os coreanos comem o 크리스마스 케이크 [kurisumasu keiku] – “Christmas Cake”. Porém, esse não é um bolo tradicional de frutas, mas sim um bolo sorvete ou pão-de-ló decorado com creme.
Por falar em comida natalina, não espere encontrar frango, chester ou peru assado, e toda a comida tradicional à qual estamos acostumados. Lá, a comida de Natal na Coreia é o clássico kimchi, bulgogi, tteok guk e macarrão de batata-doce. Porém, alguns restaurantes oferecem comidas mais ocidentais nessa época.
Se você pensou que Papai Noel em coreano seria algo como “Santa Claus”, como nos Estados Unidos, errou! Na Coreia, Papai Noel é 산타 할아버지 [santa rarabódji], algo como “Vovô Noel”, já que 할아버지 em coreano significa “avô”. E não para por aí, a versão feminina é 산타 할머니 [santa rarmoni]. 할머니 é “avó” em coreano. No fim das contas, seriam o Vovô e a Vovó Noel – o que no Brasil é Papai e Mamãe Noel.
Quer aprender a falar sobre cada membro da família em coreano? Então, veja este post.
Quer aprender coreano comigo?
Uma atividade natalina é patinar no gelo.
E a Coreia do Norte? Poucos norte-coreanos sabem o que é o Natal e, ainda assim, é visto como algo ocidental. Então, nada de Natal na Coreia do Norte, a não ser que seja celebrado em segredo.
Que tal cantar músicas natalinas no estilo K-pop? Muitos idols lançam músicas e álbuns especiais de Natal, e programas de entretenimento dedicam segmentos especiais à temporada festiva.
여러분, 크리스마스 잘 보내세요! ????
Pessoal, tenham um Feliz Natal! ????
Que tal realizar o seu sonho de estudar coreano? No Coreano Online, isso é possível. Conheça mais sobre os nossos planos e faça a sua matrícula! É só clicar aqui.
Nos siga também nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.