⚡️ INTENSIVÃO DE COREANO ⚡️
Concorra a uma vaga VIP para ter aulas de conversação individuais de graça!
Assim como os sobrenomes Silva, Santos, Costa, Oliveira, Pereira, Souza e Gomes são bem comuns no Brasil, também existem sobrenomes coreanos comuns. Alguns são até fáceis de lembrar, como Kim, Park e Lee, já que os ouvimos frequentemente durante os jogos esportivos coreanos, além dos sobrenomes dos nossos idols e atores favoritos. No entanto, esses não são os únicos sobrenomes coreanos comuns. Quais serão os outros?
Na Coreia, o sobrenome é sempre passado pelo pai. Além disso, ao contrário de muitos países, na península coreana, quando uma mulher se casa, ela não recebe o sobrenome do marido, permanecendo para sempre com o sobrenome paterno.
Uma outra dúvida que costuma surgir é: será que todos os Kims, Parks e Lees são iguais? Venha descobrir com o Blog do Coreano Online.
No topo desta lista está o sobrenome coreano mais comum. De acordo com dados, cerca de um em cada quatro coreanos possui o sobrenome 김, representando cerca de 21,5% da população coreana, ou seja, mais de 10 milhões de Kims.
Mas isso não significa que todos pertencem à mesma família, isso porque há diversos clãs, que em coreano são chamados de 본관 [pongoán], e cada clã possui o mesmo ancestral paterno.
Quantos famosos com esse sobrenome vêm à sua mente? Pois é, o sobrenome 이 é o segundo mais popular, com mais de 7 milhões de coreanos e vários clãs, tantos de origem coreana quanto chinesa, vietnamita, mongol, etc.
Mais de 4 milhões de coreanos têm em comum o sobrenome 박. O progenitor de todos os clãs do Park foi o monarca e fundador do Reino de Silla (um dos Três Reinos da Coreia antiga), Park Hyeokgeose, por volta do ano 69 a.C.
Conta a lenda que a origem desse sobrenome coreano surgiu quando os seis chefes do reino de Saro se reuniram no Poço Najeong, em Gyeongju, para discutir quem seria o novo rei. Ao olhar para o céu, viram uma luz brilhando e um cavalo branco desceu, se ajoelhou no chão. Um dos chefes viu que havia um ovo em forma de cabaça, um tipo de abóbora que em coreano é chamado de 박류 [pannyu].
Do ovo saiu um menino que irradiava luz quando era banhado, enquanto os pássaros e as feras dançavam. O menino recebeu o nome de Hyeokgeose – 혁거세 [hyókose] e o sobrenome 박, porque ele havia saído de um 박류. Assim, surgiu o primeiro de todos os Park.
Suas versões romanizadas podem variar para Jeong, Jung, Chung, Joung ou Jong, assim como há diversas variações no hanja, caractere chinês, como: 鄭, 丁, 程, 政, 桯, 定, 正 e 情, além de diversos clãs espalhados pela Coreia. O fato é que há mais de 2 milhões de coreanos com o sobrenome 정, como a 정휘인, a Whee In do Mamamoo, 정호석 (J-Hope do BTS), 정소민 (Jung So-min), 정해인 (Jung Hae-in) e 정윤오 (Jaehyun do NCT).
A origem desse sobrenome, que conta com cerca de 160 clãs, tem tanto a linhagem de Goguryeo quanto de Silla. O mais antigo de todos é o clã Choi Nakrangguk, de Goguryeo, cujos registros apontam que estava localizado em Pyongyang, às margens do rio Daedong, no século I. Já o mais populoso é o clã Choi de Gyeongju, com mais de 945 mil habitantes, tendo como fundador Choi Chi-won, do Reino de Silla.
Com diferentes clãs ancestrais, há mais de 1.4 milhões de pessoas com o sobrenome coreano 조. Os maiores dos clãs são o Han’yang Cho, clã Haman Cho, Pungyang Cho, Baechon Cho, Okcheon Cho e Pyongyang Cho. Sua romanização pode variar entre Jo, Joe, Joh, Jho, Jou e Zo.
Como acontece com muitos sobrenomes coreanos, a história exata da origem do sobrenome Kang pode variar dependendo da linhagem familiar específica. O mais provável é que sua origem seja chinesa. Os clãs mais famosos são: Jinju Kang – que tem como ancestral o comandante de Goguryeo, Kang Isik; clã Geumcheon Kang; clã Sincheon Kang e clã Yeonggang Kang.
Jang, Chang ou Zang, todos esses sobrenomes são versões romanizadas do sobrenome coreano 장. Há vários clãs dos Jang, sendo o mais antigo o clã Heungdeok Jang, desde Goryeo. Enquanto que o mais populoso é o clã Gindong Jang, que tem diferentes origens.
O sobrenome 윤 deriva do hanja (caractere chinês) 尹, que significa “governador”. Dentre os clãs mais famosos estão: Papyeong (desde a Dinastia Goryeo), Haenam, Chilwon, Namwon, Haepyeong e Musong.
Mais um dos sobrenomes coreanos comuns é o 임. Podemos encontrar suas versões romanizadas como: Im, Yim, Lim, Rim, entre outras variações. Uma curiosidade é que o sobrenome também pode ser encontrado como 림 [lim].
O sobrenome 신 pode ser encontrado em diversos clãs, tais como: Clã Pyeongsan Shin, Clã Goryeong Shin, Clã Aju Shin, Clã Saknyeong Shin, Clã Yeongsan Shin e Clã Geochang Shin.
Assim como o sobrenome Lim, o sobrenome Yoo pode ter uma variação sendo escrito como 유 [yu] ou 류 [lyu]. Yoo/Yu vem dos hanjas 兪 e 庾, já Ryu/Ryoo vem dos hanjas 柳 e 劉. Famosos com esse sobrenome são: Yoo Jeong-yeon (Twice), Yoo Ki-hyun (Monsta X), Yu Ji-min (a Karina do Aespa), Ryu Hwayoung (T-ARA).
O sobrenome é um dos mais antigos da história coreana e vem do hanja 韓, que pode significar “povo Han”, “povo coreano”.
Comum não apenas na Coreia, mas também na China, o clã mais populoso é o Haeju Oh (海州 吳氏).
O sobrenome 서 é comum na Coreia, Japão e China. Na Coreia do Sul, conta com mais de 750 mil pessoas com este sobrenome.
Estes foram os 15 sobrenomes coreanos mais populares. Vamos dar uma conferida nos outros sobrenomes coreanos comuns:
Agora que sempre que você ver alguns desses sobrenomes coreanos comuns nas suas versões romanizadas, já saberá como são em hangul (alfabeto coreano). E se você quer saber quais são os sobrenomes coreanos mais raros e suas origens, é só clicar neste post aqui para conferir!
Que tal aprender coreano de verdade? É só deixar o Coreano Online fazer parte do seu dia a dia de estudos. Clique aqui e conheça nossos planos.
Acompanhe os nossos conteúdos diários: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.
Imagens (sobrenomes coreanos): Darong_family / Pixabay; zerotake / Pixabay