Receba informações sobre bolsas de estudos da Coreia no seu email! 🎓

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente emails semanais sobre as principais bolsas de estudos na Coreia!

Receba info sobre bolsas de estudos na coreia

Oi, muito prazer! Eu sou o Yoongi, seu professor de coreano!

Deixe seu e-mail aqui para conhecer o Coreano Online, o melhor curso de coreano do Brasil!

Quer aprender coreano comigo - redirecionamento

Receba um Ebook Interativo no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um ebook interativo para aprender o alfabeto coreano.

Receba um ebook interatvo

Receba dicas de como aprender coreano no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um material em PDF informando passo a passo de como estudar coreano de forma eficiente.

Dicas de como aprender coreano em pdf
boa noite em coreano

12 Diferentes maneiras de dizer Boa Noite em coreano

Imagina que você ficou conversando com seus amigos coreanos por muito tempo e nem viu que já passou da hora de ir dormir, afinal, você precisa acordar cedo. Então é hora de dizer “tchau” para todos, e eles começaram a dizer boa noite em coreano para você! Apesar de parecer uma saudação tão comum, dizer “boa noite” vai além de uma simples saudação e demonstra educação.

Receba e-mails sobre bolsas de estudo na Coreia do Sul! 👩‍🎓👨‍🎓

VAMOS LÁ!

Só para termos ideia da importância, há várias maneiras de desejar boa noite em coreano, seja para realmente desejar que a pessoa durma bem ou para se despedir. Na língua coreana, você irá encontrar formas e usos diferentes para essa saudação noturna.

boa noite em coreano

잘 자라고 말하는 12 가지 방법 – 12 Maneiras de dizer Boa Noite em coreano

잘 자요 [djar djayo]

A expressão mais comum e usada para desejar boa noite em coreano é dizer 잘 자요.  É um modo educado e respeitoso de expressar o desejo de que alguém tenha um bom sono ou uma boa noite de descanso. Literalmente, 잘 자요 quer dizer “durma bem”, já que “” em coreano significa “bem”, e “자요” é o verbo 자다 [djada] – “dormir” – conjugado no presente polido. Logo, além de desejar uma boa noite em coreano, você também deseja que a pessoa “tenha um bom sono”.

잘 자 [djar djá]

É a mesma coisa de 잘 자요, porém neste caso, é conjugado no modo informal. Por isso, é aconselhável usar apenas com amigos próximos que sejam da mesma idade ou mais novos.

안녕히 주무세요 [annyon.hi djumuseyo]

Esta é a maneira mais formal e respeitosa de desejar boa noite em coreano. Se você já leu o nosso post sobre dizer “tchau” em coreano, provavelmente lembra de 안녕히 [annyon.hi]; essa palavra significa “em paz” ou “tranquilamente”. Enquanto que 주무세요 [djumuseyo] é o verbo 자다, que vimos anteriormente, porém conjugado de modo bem formal e honorífico, demonstrando um extremo respeito para com o ouvinte. Você pode usar 안녕히 주무세요 com pessoas superiores e/ou muito mais velhas do que você.

편안한 밤 되세요 [pyonanan bam toeseyo]

Essa é uma expressão coreana que pode ser traduzida como “tenha uma noite confortável” ou “que sua noite seja tranquila”, já que 편안한 vem do adjetivo 편안하다 [pyonanadá], que significa “ser/estar confortável”.

좋은 밤 보내세요 [djoun bam boneseyo]

Outra expressão comum e gentil para desejar bem a alguém antes de dormir é dizer 좋은 밤 보내세요. Literalmente, quer dizer “tenha uma boa (e agradável) noite”.

  • 좋은  ➞  vem do adjetivo 좋다 [djotá] – ser/estar bom ou agradável;
  • ➞ noite;
  • 보내세요 ➞ é uma forma honorífica do verbo 보내다 [ponéda], que significa “passar” ou “ter”.
좋은 밤 되세요 [djoun bam toeseyo]

Essa expressão tem o mesmo sentido da versão anterior; o que muda aqui é que, ao invés de usarmos 보내세요, usamos 되세요 [toeseyo], que é a forma honorífica do verbo 되다 [toedá], que pode ser traduzido como “se tornar” ou “estar”.

좋은 꿈 꿔요 [djoun kum kuóyo]

Literalmente, quer dizer “tenha bons sonhos”.

  •   [kum] ➞  Sonho;
  • 꿔요 [kuóyo] ➞ é o verbo “꾸다” [kudá], que significa “sonhar”, conjugado no modo educado e polido.

A versão informal dessa expressão é 좋은 꿈 꿔 [djoum kum kuó].

좋은 꿈 꾸세요 [djoun kum kuseyo]

Pode ser traduzido como “bons sonhos” na sua versão respeitosa (e honorífica). Ou seja, essa expressão será usada com pessoas bem mais velhas do que você, por exemplo, com seus avós.

Quer aprender coreano comigo?

EU QUERO!

굿밤 [kutpam]

Essa gíria coreana é bem informal e comum de se ver na internet; é uma mistura do inglês com o próprio coreano. “굿” vem do inglês “good”, enquanto “” é noite, como já vimos antes. Por ser informal, use apenas com amigos bem próximos.

굿나잇 [kunnait]

A diferença dessa gíria coreana com a anterior é que esta é totalmente inspirada no inglês, que quer dizer “good night”.

꿀잠 [kurdjam]

Mais uma gíria para desejar boa noite em coreano é dizer 꿀잠, que significa “doces sonhos”.

  •   [kur] ➞  Mel;
  • [djam] ➞ Sono.
잘 잤어요? [djar djassóyo]

Dormiu bem?” é uma maneira educada de perguntar a alguém se ele ou ela teve uma boa noite de sono. A versão informal dessa expressão é 잘 잤어? [djar djassó].

Com tantas maneiras diferentes de desejar boa noite em coreano, você poderá variar o uso dessas expressões a cada dia e ainda deixar os coreanos alegres por te ouvir falando o idioma deles.

Estude coreano de forma eficaz e no seu próprio ritmo. Venha fazer parte do Coreano Online. Clique aqui para conhecer nossos planos e garantir já a sua vaga!

Acompanhe os nossos conteúdos diários: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.

Imagens (boa noite em coreano): Bru-nO / Pixabay; SanderStock / istockphoto by Getty Images via Canva; PDanforthPhotography / Pixabay