Se você tem o costume de assistir aos dramas históricos, já deve ter percebido que a Coreia, dependendo da Era, tem alguns nomes diferentes. Diferente do Brasil, Estados Unidos e alguns outros países, que foram descobertos por outras nações e depois conquistaram a independência, não é tão fácil dizer com precisão a origem coreana. Porém, de acordo com os historiadores, a Península Coreana já era habitada desde o ano 8.000 a.C., e até existem potes de cerâmica desse período para contar a história.
Mas o fato é que, até chegar à Coreia do Sul e à Coreia do Norte que conhecemos hoje, essa península passou por vários nomes. Isso se deve ao fato de que os povos que viviam nessa região não tinham uma identidade comum; eram várias tribos e povoados espalhados, até que se formou a primeira nação coreana. O que aconteceu depois? Quantos nomes a Coreia teve?
한국의 이름들 – Os nomes da Coreia
Esse Primeiro Reino era chamado de Joseon – 조선 [djoson], mas não é o Joseon que vemos nos dramas, e sim outro Joseon. Então, para diferenciar um reino do outro, esse primeiro passou a ser conhecido como Gojoseon – 고조선 [kodjoson] que significa “Antigo Joseon”. Ele estava localizado onde hoje é a Coreia do Norte. De acordo com os manuscritos do fundador, Gojoseon foi fundado no ano 2333 a.C.
Quando Gojoseon chegou ao fim, a península passou por um período conhecido como Proto Três Reinos, por volta do ano 195 a.C. até mais ou menos o século 1 d.C. Na parte norte, havia três mini reinos: Buyeo – 부여 [pu.ió], Okjeo – 옥저 [oktcho] e Dong-ye – 동예 [ton.iê].
Na parte sul, também havia outros 3 reinos: Mahan – 마한 [maran], Jinhan – 진한 [djinran] e Byeonhan – 변한 [pionran].
Os Três Reinos
Após a vinda de Cristo, vem o verdadeiro período dos Três Reinos, composto por:
Também havia um pequeno reino ao sul, Gaya – 가야 [kaia], mas foi logo absorvido por Silla. Houve um período de guerra entre esses reinos e Silla acabou fortalecendo-se e dominando em geral, tornando-se um grande reino, Silla Unificada – 통일신라 [ton.ir.silla]. Nessa época, ainda surgiu novo reino, Balhae – 발해 [paré].
Um tempo depois, os Três Reinos voltam a ser o que eram: Goguryeo, Baekje e Silla. Esse foi o período das dinastias mais duradouras e importantes da história da Coreia.
No ano de 918, o general Taejo – 태조 deu um golpe no reino Goguryeo e o transformou em Goryeo – 고려 [kôrio], unificando toda a península e formando uma grande nação. É daí que vem o nome “Coreia” que conhecemos hoje. Essa dinastia durou quase 500 anos, até que o Império Mongol atacou o reino. Em 1350, o general Yi Seong-gye – 이성계 se rebelou e tomou o poder no ano de 1388.
Quer aprender coreano comigo?
Novo Reino, Novo Nome
É aí que surge a famosa e próspera Dinastia Joseon – 조선 [djoson], que durou cerca de 6 séculos, e foi nesse reino que surgiu o alfabeto coreano Hangul – 한글 [rangur], além de influenciar bastante a Coreia atual.
Você sabia que durante esse período, a Dinastia Joseon teve 26 reis ao longo de sua história? Ainda não? Então clica aqui para conhecer cada um deles e suas importâncias para a história coreana.
No comando do último rei de Joseon, o Rei Gojong, tentou modernizar o reino e o renomeou para Daehanjeguk – 대한제국 [terrandjeguk], o Império Coreano. Esse império durou de 1897 até 1910, quando a Coreia foi anexada pelo Japão, reprimindo as tradições e cultura coreana. Aliás, esse Han do império é que originou o nome oficial da Coreia do Sul, Hanguk 한국 / Daehan Minguk 대한민국.
Essa anexação da Coreia ao Japão durou até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os japoneses perderam a guerra e foram obrigados a desocupar todos os países que haviam invadido.
A Guerra das Coreias trouxe novos nomes para a península coreana
E foi aí que mais problemas aconteceram: os 4 Grandes Aliados (EUA, Reino Unido, União Soviética e China) começaram a administrar a Coreia. O Paralelo 38 foi estabelecido, com a União Soviética ocupando o norte da península e os Estados Unidos, a parte sul.
Como você já deve saber, a divisão entre as Coreias aconteceu, e as duas partes ganharam novos nomes:
Reparou algo em comum entre as Coreias? Esse “한” que aparece nos nomes dos dois países têm uma referência à etnia e cultura predominante na Península Coreana, conhecida como “한민족” [ranmindjok], o “povo Han“. Logo, Hanguk – 한국 seria “Nação do Povo Han” e Bukhan – 북한 seria “Povo Han do Norte”.
Isso mesmo!
A península coreana passou por vários nomes ao longo de sua história e, com a divisão dos países, cada um ganhou seu próprio nome e passou a chamar o outro de forma diferente.
O nome oficial da Coreia do Sul é Daehan Minguk – 대한민국 [te.ran.min.guk], como ouvimos os coreanos gritando durante vários jogos, e significa literalmente “Grande Nação do Povo Han”. Para os sul-coreanos, a Coreia do Norte é Bukhan – 북한 [pukan].
Já na Coreia do Norte, é 조선민주주의인민공화국, que quer dizer “República Popular Democrática da Coreia”. No entanto, os norte-coreanos chamam o país apenas de Joseon – 조선 [djoson]. Ah, e para eles, a Coreia do Sul é Namhan – 남한 [namran].
Gosta da história da Coreia? No Coreano Online, há uma super aula especial sobre a história do povo coreano, além de muitos conteúdos interessantes e importantes para você que sonha em estudar esse idioma. Para conhecer mais sobre os nossos planos, basta clicar aqui.
Siga o Coreano Online nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.