Curte passar horas olhando para o céu à noite até ver uma estrela cadente? Muitas pessoas realmente amam contemplar o céu, as estrelas, constelações, o sol, as nuvens e a lua. O sistema solar é realmente fascinante e nos desperta curiosidade desde a infância. Quem não se lembra das famosas maquetes do sistema solar que tínhamos que fazer na escola?
Aquelas bolas de isopor de diferentes tamanhos representando o sol e cada um dos planetas, todas pintadas à mão, com o máximo de criatividade possível, até se tornarem uma verdadeira obra de arte escolar durante as Feiras de Ciências?
As “tias” da escola pediam para cada um trazer sua própria versão do universo, com o sol gigante no centro e os planetas em órbita. E assim conseguíamos explorar o que existe além da Terra e entender como funciona o nosso sistema solar. Sem falar que não poderia faltar Plutão, que, apesar de hoje não ser mais considerado um planeta como os outros que conhecemos, ainda fazia parte dos nossos projetos escolares.
Pois é, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) reclassificou Plutão como um “planeta anão”, reduzindo o número oficial de planetas no sistema solar para oito. Justiça para Plutão!
De repente, veio aquela nostalgia, né? Então, vamos deixar tudo isso com um sentimento ainda maior e aprender a falar sobre o sistema solar em coreano! Sabia que inclusive há um nome coreano que também significa um dos corpos celestes? Talvez você já saiba de quem estamos falando.
O sistema solar em coreano é chamado de 태양계 [téyangye], onde 태양 [téyan] significa “sol” e 계 (gye) significa “sistema”. Essa palavra vem do hanja 太陽系, que significa exatamente:
- 太 (태) – Muito, também, muito; grande; extremo
- 陽 (양) – Luz; sol
- 系 (계) – Sistema; linha, link, conexão
태양계 – Sistema solar em coreano
- 태양 [téyan] – Sol
Uma das maiores estrelas do nosso sistema solar. Esse nome, por acaso, soa familiar? Se pensou no cantor Taeyang do Big Bang, acertou.
- 행성 [hensón] – Planetas
Vem do hanja 行星, onde 行 (행) tem o significado de ir, andar, mover, viajar, circular, e 星 (성) significa estrela, planeta; qualquer ponto de luz.
Por isso, a seguir, você verá que quase todos os nomes de planetas em coreano levam 성.
- 수성 [susón] – Mercúrio
O mais próximo do Sol e também o menor dos planetas oficiais. Literalmente, 수성 significa “planeta da água”, pois 水 (수) é água, líquido; enquanto 星 (성) é estrela, planeta; qualquer ponto de luz. Seu nome é derivado dos cinco elementos:
- 금성 [kumsón] – Vênus
Localizado entre Mercúrio e a Terra, Vênus é o segundo planeta do sistema solar. Vem do hanja 金星, onde 金 (금) significa ouro; metais em geral; dinheiro. Assim como 수성 (Mercúrio), 금성 também tem o seu nome derivado dos cinco elementos, neste caso, Metal – 金 (금, kum).
- 지구 [djigu] – Terra
Diferente de todos os outros planetas que levam -성 em seus nomes, designando a palavra planeta, a Terra é diferente, chamada de 지구. Vem do hanja 地球, onde podemos entender que 地 (지) significa terra; solo; região, enquanto 球 (구) é bola, esfera, globo; rodada.
LEIA TAMBÉM: 7 DIAS DA SEMANA EM COREANO
- 화성 [hwasón] – Marte
Agora que você já viu lá em cima sobre os cinco elementos, já sabe que esse tem tudo a ver com fogo, né? Pois é, o planeta vermelho, como conhecemos, é literalmente chamado de planeta do fogo em coreano e vem do hanja 火星. O significado de 火 (화) é fogo, chama; queimar; raiva.
- 목성 [moksón] – Júpiter
Mais um dos cinco elementos aqui na lista, e esse tem a ver com árvore, madeira. Assim que o maior planeta do sistema solar é visto em coreano.
- 토성 [tôsón] – Saturno
E para fechar os cinco elementos, temos aquele planeta famoso por seus anéis. Em coreano, Saturno é chamado de 토성 e vem do hanja 土星. Como você deve ter notado, 土 (토) é o elemento terra, mas também solo; itens feitos de terra.
- 천왕성 [tchónwansón] – Urano
Diferente dos outros planetas, o sétimo planeta do sistema solar não tem relação com os cinco elementos. Porém, assim como em português, o nome Urano é uma homenagem ao deus grego do céu, na mitologia grega. Em coreano, ele também tem o mesmo significado, pois vem do hanja 天王星. Sendo assim, 天 (천) significa céu; deus, celestial; enquanto 王 (왕) é rei, governante; real; sobrenome.
- 해왕성 (haewangseong) – Netuno
O último planeta oficial vem do hanja 海王星, onde 海 (해) significa mar, oceano; marítimo. Já 王 (왕) é rei, governante; real; sobrenome. Ou seja, “rei do mar”, tendo o mesmo significado de Netuno (nome da mitologia romana).
- 명왕성 (myeongwangseong) – Plutão (planeta anão)
Claro que não poderíamos nos esquecer de Plutão, mesmo ele tendo sido reclassificado como um “planeta anão”, distante do sol e da Terra, ficando no cinturão de Kuiper. Em coreano, ele é chamado de 명왕성 e vem do hanja 冥王星. Onde 冥 (명) significa escuro, sombrio, noite; profundo – e 王 (왕), como já vimos, é rei, governante; real; sobrenome.
Quer aprender coreano comigo?
- 달 [tar] – Lua
Uma curiosidade é que em coreano lua e mês são sinônimos, já que ambos são chamados de 달.
- 위성 [wisón] – Satélite natural
Vem do hanja 衛星. Aqui, 衛 (위) significa guardar, proteger, defender, e 星 (성) significa estrela, planeta; qualquer ponto de luz.
- 별 [pyór] – Estrela
Os astros com luz própria têm um nome pequenino.
- 항성 [hansón] – Estrela fixa, ou seja, o Sol
Vem do hanja 恒星. Onde 恒 (항) significa constante, regular, persistente, e 星 (성) é estrela, planeta; qualquer ponto de luz.
- 궤도 [kwedô] – Órbita
Vem do hanja 軌道. Onde 軌 (궤) significa trilha, rotina, caminho, e 道 (도) é caminho, estrada, rua; método, maneira.
- 천체 [tchóntche] – Corpo celeste
Vem do hanja 天體. Onde 天 (천) é céu; deus, celestial, e 體 (체) significa corpo; grupo, classe, unidade.
- 은하 [una] – Galáxia
Vem do hanja 銀河. Onde 銀 (은) é prata. Já 河 (하) significa rio.
- 유성 [yusón] – Estrela cadente, meteoro
Vem do hanja 流星. Onde 流 (류) significa fluir, circular, deriva. Já 星 (성) é estrela, planeta; qualquer ponto de luz.
- 혜성 [hyesón] – Cometa
Vem do hanja 彗星. Aqui, 彗 (혜) é vassoura; cometa. Enquanto que 星 (성) é estrela, planeta; qualquer ponto de luz, como já vimos antes.
- 관측소 [kwantchukssô] – Observatório
Claro que não poderia faltar o lugar onde conseguimos ver o céu e o sistema solar através dos grandes telescópios. “관측소” vem do hanja 觀測所. Onde:
- 천체투영관 [tchontchetuyongwan] – Planetário
O lugar onde as estrelas e planetas são projetados numa sala escura. Outra forma de dizer planetário é 행성의 [hénson.e].
- 천문학자 [tchonmunakdja] – Astrônomo
Vem do hanja 天文學者. Onde:
Agora você vai olhar para o céu de outra forma, né? E quem sabe, um dia, se você for visitar um planetário na Coreia do Sul, já saberá todos os nomes que compõem o sistema solar em coreano.
Aumente ainda mais os seus conhecimentos e venha estudar no Coreano Online. Conheça agora mesmo os nossos planos e escolha o ideal para você.
Nos siga também nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, YouTube e Facebook.