Receba informações sobre bolsas de estudos da Coreia no seu email! 🎓

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente emails semanais sobre as principais bolsas de estudos na Coreia!

Receba info sobre bolsas de estudos na coreia

Oi, muito prazer! Eu sou o Yoongi, seu professor de coreano!

Deixe seu e-mail aqui para conhecer o Coreano Online, o melhor curso de coreano do Brasil!

Quer aprender coreano comigo - redirecionamento

Receba um Ebook Interativo no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um ebook interativo para aprender o alfabeto coreano.

Receba um ebook interatvo

Receba dicas de como aprender coreano no seu email!

Deixe seu e-mail aqui para receber gratuitamente um material em PDF informando passo a passo de como estudar coreano de forma eficiente.

Dicas de como aprender coreano em pdf

7 Coisas que os coreanos querem saber sobre você!

Você se considera uma pessoa curiosa, do tipo que quer saber tudo sobre alguém: o que faz, o que come, quantos anos tem e por aí vai? Então saiba que você não está sozinho nessa! Porque vamos te contar um segredo: alguns coreanos também têm interesse em saber sobre a vida das pessoas que conhecem, e se forem estrangeiros, a curiosidade pode aumentar ainda mais! É claro que não podemos generalizar que todos os coreanos são assim, mas pode ser que quando você for à Coreia, venha a se deparar com algumas perguntinhas básicas. Então, já é bom estar preparado.

Receba e-mails sobre bolsas de estudo na Coreia do Sul! 👩‍🎓👨‍🎓

VAMOS LÁ!

Algumas pessoas podem se sentir incomodadas quando ficam em silêncio e, para quebrar o gelo, fazem algumas perguntas para puxar um assunto. Assim, quem sabe, ter algo em comum com o outro. Quer saber o que os coreanos têm mais interesse em saber sobre você?

한국인들이 자주 물어보는 7가지 질문! – 7 Coisas que os coreanos querem saber sobre você!

saber

이름 [irum] – Nome

Básico, né? Saber o nome de alguém é fundamental para iniciar uma amizade ou só para conhecer alguém.

  • 이름이 뭐예요? [írumi muóieio] – Qual o seu nome?

나이 [naí] – Idade

Não se sinta ofendido se um coreano que você mal conhece te perguntar sobre a sua idade. Isso não é considerado falta de educação na Coreia; pelo contrário, é algo muito importante, já que é uma forma de saber como te tratar. Já falamos algumas vezes aqui que a Coreia foi fortemente influenciada pelo confucionismo, por isso, o sistema hierárquico traz diferentes maneiras de se falar com uma outra pessoa e é através da idade que se saberá qual tipo de formalidade usar com um coreano seja no modo honorífico, polido ou informal.

  • 나이가 어떻게 되세요? [naiga otoke toêseio] – Quantos anos você tem? (Formal).
  • 몇 살이에요? [miót sarieio] –  Quantos anos você tem? (Casual polido, mais comum de ser usado no dia a dia).
  • Ou ainda, para entenderem melhor a sua idade, eles podem perguntar:
  • 년 생이에요? [miót nion sen.ieio] – Em que ano você nasceu?

MBTI – A sua personalidade

Essa pode ser uma novidade para algumas pessoas, então vamos tentar explicar de forma resumida. MBTI, que vem da sigla Myers-Briggs Type Indicator, é um teste psicológico que classifica a personalidade dos indivíduos em 16 tipos diferentes. Nesse teste, você responde a várias perguntas de um questionário, e o resultado final irá indicar suas características, como se é extrovertido ou introvertido, entre muitas outras. Ah, e a pessoa recebe uma das 16 siglas de personalidades para identificá-la:

INTP – ENTP – INTJ – ENTJ – INFJ – ENFJ – INFP – ENFP – ISTJ – ESTJ – ISFJ – ESFJ – ISTP – ESTP – ISFP – ESFP.

“E o que isso tem a ver com os coreanos?”

Ah, por ser um assunto super na moda na Coreia, principalmente entre a geração mais jovem, provavelmente é uma das perguntas que você mais terá que responder quando um coreano quiser puxar um papo contigo! Afinal, eles querem saber que tipo de pessoa você é. Inclusive, algumas empresas/lojas coreanas podem até perguntar pelo MBTI do candidato na entrevista de emprego, para saber se a pessoa é adequada para tal vaga.

  • MBTI가 뭐예요? [MBTI-ga muóieio] – Qual o seu (tipo de personalidade) MBTI?

Quer aprender coreano comigo?

EU QUERO!

혈액형 [riórekion] – Tipo sanguíneo

É como saber o signo de alguém! Na Coreia, acredita-se que o tipo sanguíneo tem influência na personalidade de alguém, assim como o MBTI. É a forma mais antiga de “tentar” saber a personalidade de alguém. É claro que há pessoas que acreditam nisso e outras que não levam isso muito a sério.

  • 혈액형이 뭐예요? [riórekion.i muóieio] – Qual o seu tipo sanguíneo?

결혼 여부 [kióron iobu] – Estado Civil

Sabe aquela perguntinha que nem todo mundo gosta de responder: “o seu estado civil”? Você também pode ouvir isso na Coreia. Lá, saber sobre a sua história, ou seu histórico, é importante também, além de ser mais um assunto para puxar papo.

  • 결혼 하셨어요? [kióron rashióssoiô] – Você é casado(a)?
  • 남자친구가 있어요? [namdjatchinguga issoiô] – Você tem namorado?
  • 자친구가 있어요? [iódjatchinguga issoiô] – Você tem namorada?
  • 자예요? [rondjaieiô] – Você está solteiro(a)?
  • 모님과 함께 살아요? [pumonimgoá ramke saraiô] – Você mora com seus pais?

학력 [ranniok] – Formação acadêmica

Na Coreia, muitas pessoas cursaram (ou estão cursando) uma faculdade. Falar sobre isso é uma outra forma de ter algum assunto para conversar casualmente.

  • 대학교 어디 나왔어요? [terrakio ódi naoassoiô] – Para qual universidade você foi? / Você estudou em qual universidade?

나라 [nara] – País

Aqui tem algo que muitas pessoas, não importa a origem, podem ter curiosidade ao ver um estrangeiro: saber de qual país ele/ela veio? Assim, aprendemos sobre a cultura do país de origem dessa pessoa.

  • 어느 나라 사람이에요? [ónu nara saramieiô] – De qual país você é?

Talvez, no seu dia a dia, você se sinta desconfortável com alguma dessas perguntas. Por isso, não se assuste se algum dia um coreano te perguntar sobre isso. Lembre-se que é algo cultural na Coreia e uma forma de conhecer melhor, e até mesmo, saber como irá se comunicar com a outra pessoa! 

Quer ter o idioma coreano na ponta da língua para quando você for à Coreia? O Coreano Online vai te ajudar. Com a gente, você tem acesso a várias aulas gravadas preparadas seguindo um currículo organizado, professores experientes, material didático exclusivo, aulas ao vivo, atividades interativas e acompanhamento individual. Clique aqui para conhecer mais sobre os nossos planos. 

Siga o Coreano Online nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.