Por que o mês de maio é tão importante na Coreia?

O mês de maio é significativo na Coreia porque é considerado o Mês da Família, conhecido como “가정의 달” [kadjon.e dar] em coreano. Talvez você já tenha percebido como a família é muito importante na sociedade coreana. Por isso, durante este período, há uma ênfase especial na importância da família coreana, com várias datas comemorativas, atividades e eventos como forma de fortalecer os laços familiares.

Que tal receber e-mails semanais sobre bolsas de estudo na Coreia?

Há três datas comemorativas que fazem com que o mês de maio seja considerado o 가정의 달 (Mês da Família): Dia das Crianças, Dia dos Pais e Dia do Professor, entre outras datas. Entretanto, dessas datas especiais, apenas o Dia das Crianças é um feriado público.

Mas por que dizemos 가정의 달 e não 가족의 달, já que 가족 também significa “família”?

O termo “가정” [kadjon] na Coreia é frequentemente usado para se referir à família como unidade doméstica, enquanto “가족” [kadjok] pode ter uma conotação mais ampla, incluindo parentes estendidos e relacionamentos familiares mais distantes.

mês de maio

Mês da Família e as datas comemorativas no mês de maio na Coreia

5 de Maio – 어린이날 [órininar] – Dia das Crianças

Pois é, diferente do Brasil, onde o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro, na Coreia, ele acontece no dia 5 do mês de maio. Essa é a única data que é um feriado público durante o mês da família, como uma forma dos pais passarem um dia inteiro com seus filhos. 

어린이 [órini] significa criança e [nar] significa dia. Essa data comemorativa surgiu na década de 1920 e antes ocorria no dia 1º de maio, mas para não coincidir com o Dia dos Trabalhadores, foi transferida para o dia 5.

O Dia das Crianças na Coreia tem um significado muito especial. Quer saber mais sobre a importância desta data? Temos um post só sobre o 어린이날.

8 de Maio – 어버이날 [óboinar] – Dia dos Pais

Um dia especial no mês de maio é o 어버이날, e se você está acostumado(a) a celebrar um dia só para os pais e outro só para as mães, saiba que na Coreia essa comemoração é um pouco diferente. O Dia dos Pais na Coreia não é exclusivo só para os pais, mas também inclui as mães.

Desde 1973, os coreanos todo o dia 8 de maio comemoram 어버이날, e uma forma tradicional de demonstrar amor e respeito é presenteando-os com uma flor de cravo (tanto natural, quanto de origami), cartões feitos à mão e dinheiro.

Venha aprender o vocabulário relacionado ao 어버이날 com o nosso post.

15 de Maio – 스승의 날 [susun.e nar] – Dia dos Professores

Não, o Dia dos Professores não é comemorado no dia 15 de outubro, pelo menos, não na Coreia. Lá, essa data é celebrada no dia 15 de maio, como forma de refletir sobre o respeito e gratidão aos professores.

Atualmente, esse dia especial coincide com a data de nascimento do Grande Rei Sejong, o criador do alfabeto Hangul, que, de certa forma, tornou-se o professor de todos os coreanos ao criar esse sistema de escrita que facilitou a vida do povo.

Os professores desempenham um papel significativo na vida dos alunos, muitas vezes sendo vistos como figuras paternas ou maternas adicionais. Eles não apenas fornecem educação, mas também orientação, apoio e inspiração para os estudantes. 

Portanto, durante o 가정의 달, no mês de maio, é comum reconhecer e honrar o papel vital que os professores desempenham na formação e desenvolvimento dos estudantes.

Diferença entre 스승 [susun] e 선생님 [sonsennim]

스승” é um termo mais reverente e tradicional, refere-se a um mestre, mentor ou professor altamente respeitado, enquanto “선생님” é mais comumente usado no dia a dia para se referir a professores de forma geral, independentemente do nível de respeito específico associado a eles.

Veja a homenagem que os alunos do Coreano Online fizeram para celebrar este dia especial.

Quer aprender coreano comigo?

21 de Maio – 부부의 날 [pubue nar] – Dia dos Casais

Apesar de não ser tão comentado quanto às outras datas comemorativas, o 부부의 날 (dia do marido e da mulher) existe e é celebrado desde 2007, para dedicar à celebração do amor e do compromisso entre os casais. É parecido com o dia dos namorados, porém para os casados.

O dia 21 de maio não é apenas um dia qualquer; ele tem um significado mais especial do que você possa imaginar. Essa data quer dizer: “dois (2) passam a ser um (1) em maio“, ou seja, 21. E já que o mês de maio é considerado o Mês da Família, não há data mais romântica para celebrar a união do casal.

É claro que com tantas celebrações especiais, o mês de maio na Coreia também é o período em que há mais gastos financeiros entre os coreanos. Mas ainda assim, é uma bela época para presentear a quem tanto amamos e respeitamos.

여러분, 한국에서 5월은 가정의 달이에요!

– Pessoal, na Coreia, maio é o mês da família.

Quer estudar coreano mas não sabe como? Conheça o currículo do Coreano Online, o curso online mais completo do Brasil e descubra todas as vantagens de se tornar o nosso aluno.

Siga a gente nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.

Imagens (mês de maio): Originais do Coreano Online