Olimpíadas 2024: Coreia do Norte e Coreia do Sul reunidas?

Com o início dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, nossos olhos se voltam para a participação da Coreia do Norte e da Coreia do Sul. O que podemos esperar desses dois países reunidos nas Olimpíadas 2024?

As Olimpíadas 2024 começaram oficialmente e já imaginou ter a Coreia do Norte e a Coreia do Sul reunidas? Bom, quase isso. Ambos os países estão participando dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, mas cada um com sua própria delegação. Vale lembrar que esse evento marca o retorno da Coreia do Norte aos Jogos Olímpicos após o país ter retirado a sua participação nas Olimpíadas de Tóquio, que ocorreram em 2021.

Receba nosso material gratuito para aprender coreano!

É sempre interessante ver os dois países em um evento de grande importância mundial, principalmente porque é raro vermos a Coreia do Norte participando de qualquer tipo de evento, o que mostra que eles também têm atletas bastante habilidosos.

Os Jogos Olímpicos de Verão em coreano são 하계 올림픽 [rragye ollimpik]. Já os Jogos Olímpicos de Inverno são chamados de 동계 올림픽 [tongye ollimpik] em coreano.

Coreia do Sul nas Olimpíadas 2024

Desde 1948, quando participou pela primeira vez das Olimpíadas que ocorreram em Londres, a Coreia do Sul tem sido uma presença constante nos eventos olímpicos e já levou 267 medalhas em suas participações. Há vários esportes em que os coreanos se destacam, como o tiro com arco. Uma das atletas que já chegaram conquistando o ouro foi a arqueira Lim Si-hyeon (임시현), marcando 694 pontos nas classificatórias da modalidade

Além disso, atletas como Woo Sang-hyeok (우상혁), competindo no salto em altura, Kim Seo-yeong (김서영) na natação e Im Ae-ji (임애지) no boxe, têm chances de levar medalhas para casa. No total, a Coreia do Sul enviou 146 atletas para participarem dos Jogos Olímpicos de 2024.

Coreia do Norte nas Olimpíadas 2024

A Coreia do Norte começou a participar dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1964 e dos Jogos Olímpicos de Verão em 1972, em Munique, na Alemanha. No entanto, sua participação nas Olimpíadas tem sido marcada por altos e baixos. Após não participar dos Jogos de Tóquio em 2021 devido a preocupações com a COVID-19 e serem suspensos das Olimpíadas de Inverno de 2022 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), os atletas norte-coreanos retornam a Paris com uma delegação menor, contando com apenas 16 atletas, que irão mostrar sua determinação e habilidades nos esportes para o mundo todo. 

Ao todo, os norte-coreanos levaram 54 medalhas desde sua primeira participação nas Olimpíadas.

Coreia do Norte e Coreia do Sul já jogaram como um só país?

Antes de falar sobre isso, se você curte história e língua coreana, deve saber que muita coisa aconteceu na Coreia. O país foi invadido pelo Japão e só conseguiu a liberdade após a Segunda Guerra Mundial. Mas não parou por aí: a Coreia, que era um só país, se dividiu “temporariamente” entre Norte e Sul, além de viver um período sangrento entre os dois lados.

A esperança de uma unificação entre os países às vezes fica um pouco maior durante os períodos de jogos esportivos. E sim, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte já jogaram juntas em alguns eventos esportivos internacionais como um país unificado, demonstrando cooperação olímpica. 

Olimpíadas 2024

Quer aprender coreano comigo?

Uma só bandeira? Tivemos também! 

Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em 2018, as duas Coreias marcharam juntas sob uma bandeira de unificação na cerimônia de abertura. Além disso, os dois países já formaram uma equipe conjunta de hóquei no gelo feminino, que competiu como um único time unificado.

Sabe aquela frase: “é raro, mas acontece”? Pois é, essa união esportiva já havia acontecido duas vezes: no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa em 1991 e, depois, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, que aconteceram na Itália.

Quer se tornar fluente na língua coreana? O Coreano Online te ajuda a chegar lá. Saiba mais sobre o curso mais completo do Brasil, conheça nossos planos e escolha o ideal para você realizar os seus sonhos.

Nos siga também nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.