⚡️ INTENSIVÃO DE COREANO ⚡️
Concorra a uma vaga VIP para ter aulas de conversação individuais de graça!
A essa altura da sua paixão pela Coreia, você provavelmente já sabe o quanto os coreanos são apaixonados por café. Sim, a Coreia do Sul é um dos países onde mais se consome café. Só para ter uma leve noção, em 2023, o consumo médio da bebida por adulto atingiu 405 xícaras por ano. Mas e aí, será que você realmente sabe quais são os cafés mais apreciados pelos coreanos?
Café em coreano é chamado de 커피 [kópi], vem do inglês “coffee”, já as cafeterias são chamadas de 카페 [kape]. E se você não abre mão de um cafezinho pelando mesmo no verão, seja amargo, docinho ou com leite, saiba que os coreanos também têm as suas preferências, algumas podem ser bem diferentes para o gosto da maioria dos brasileiros, o que torna ainda mais especial essa paixão pelo café.
Ah, e se você ainda não acredita que eles são apaixonados por café, há mais de 100.729 cafeterias espalhadas pela Coreia do Sul, e de 2022 para cá, mais e mais franquias são abertas pelo país. Tanto é que grandes marcas globais têm expandido suas franquias para a Coreia, algumas como a Starbucks, Intelligentsia Coffee, Peet’s Coffee, Compose Coffee, Basha Coffee, Tim Hortons, Paul Bassett, A Twosome Place, The Coffee Bean, Mega Coffee — essa última ganhou notoriedade ao escolher o grupo feminino de K-pop ITZY e o jogador de futebol Son Heung-min, como modelos da marca — enquanto outras empresas internacionais têm importado seus grãos para os coreanos.
E não fique pensando que as cafeterias coreanas são simples. Muitas são temáticas, fazendo com que se formem inúmeras filas para que o público consiga entrar e se encantar com tamanhas produções. Desde cafés com animais, como gatos e corujas, até cafés inspirados em praias, ou em personagens de quadrinhos e K-dramas. Esses locais não são apenas para beber café, mas realmente oferecem experiências únicas e são super populares entre turistas e locais.
Na Coreia, você consegue encontrar a mesma bebida nas opções quente e fria. Para isso, é bom ficar atento ao menu:
Número 1 na nossa lista de cafés mais apreciados e também no consumo dos coreanos, o famoso café gelado, 아이스 아메리카노, ou simplesmente 아메리카노, é a bebida mais pedida tanto no verão escaldante quanto no inverno congelante.
Mas por que um copão lotado de gelo com café expresso e água gelada é tão famoso assim? De acordo com os coreanos, é mais fácil de beber e mais saboroso. Para eles, é uma dose de cafeína mais rápida e eficiente, bem típica da cultura do 빨리빨리 [ppalli ppalli], onde tudo tem que ser rápido. O que vocês acham disso?
Essa já é uma bebida mais pura, intensa e quente, que você talvez esteja acostumado a tomar também. O café 에스프레소 é uma base essencial para muitos outros tipos de café, como o Americano e o Latte. Nas cafeterias coreanas, o espresso é muitas vezes servido em pequenas xícaras e acompanhado por um copo de água, semelhante à tradição italiana.
Aqui sim temos o famoso café com leite. E leite em coreano é chamado de 우유 [uyu]. De origem italiana, o 라떼, ou também 카페라떼 [kaperatte], é um café espresso com leite vaporizado, fazendo aquela microespuma que os baristas aproveitam para criar diversos desenhos fofos. Essa versão tem sabor suave e cremoso. Muitos coreanos optam por adicionar um toque de doçura com xaropes de sabores, como baunilha ou caramelo.
Se você não curte muito o sabor do 아메리카노 por conta do café mais amargo, nem o clássico 라떼, uma opção é experimentar o Vanilla Latte, que é a versão latte só que com sabor de baunilha. Quer ousar? Tente experimentar o 아이스 바닐라 라떼 [aisu banilla latte] que aqui ganha o toque gelado estilo o Ice Americano.
O 카푸치노 também é popular na Coreia, feito com partes iguais de espresso, leite vaporizado e espuma de leite. Apreciado por sua textura cremosa e seu equilíbrio entre o sabor forte do café e a suavidade do leite. Pode ganhar variações com adição de sabores, como canela ou chocolate em pó, e, ao invés do leite, pode ser usado creme.
As opções não param! O 모카, também conhecido como mocaccino, é ideal para quem ama chocolate, já que é uma combinação de leite, calda de chocolate e uma dose de café expresso. Na Coreia, o Mocha é frequentemente decorado com chantilly, creme e pedacinhos de chocolate, tornando-o uma escolha irresistível.
Para quem tem evitado a cafeína, pode tomar um 디카페인, que é o café que passou por um processo de remoção da maior parte de sua cafeína, mas ainda assim, mantém o sabor e o aroma característicos do café, com um impacto muito menor no sistema nervoso. Uma boa opção para quem deseja evitar os efeitos estimulantes da cafeína, como insônia ou ansiedade, mas ainda querem desfrutar da experiência de tomar café. E você ainda encontra a opção gelada do descafeinado.
Bem típico da cultura ppalli ppalli, o 인스턴트 커피 é o café solúvel, geralmente vem naqueles sachês em tubinho, onde é só despejar o pó em água quente, mexer e pronto! O café instantâneo é um dos pilares da cultura do café na Coreia do Sul. Uma das marcas mais populares é o 맥심 커피믹스 [mékshim kópimiksu], o Maxim Coffee, que geralmente vemos nos K-dramas, especialmente nas cenas passadas em ambientes de trabalho.
Além do doce que você já deve conhecer, o famoso Dalgona Candy (sim, o doce de Squid Game/ Round 6) também tem a sua versão em café. É feito batendo café instantâneo, açúcar e água quente até formar uma espuma bastante espessa, que é então servida sobre leite frio ou quente. Essa bebida leva esse nome porque seu sabor e aparência é bem parecida com o popular doce coreano.
Mais um café gelado, o 프라페 é feito com leite, cubos de gelo e café espresso misturados em uma proporção de 1:1 no liquidificador, junto com 1 a 2 bolas de sorvete de baunilha. A bebida fica com uma textura cremosa, sabor suave e equilibrado, combinando a intensidade do espresso com a doçura do sorvete de baunilha. Outras versões são o 모카 프라페 [mola purape] e 캐러맬 프라페 [kerómer purape], este último com sabor de caramelo.
Esse é um café estilo indiano feito principalmente com café instantâneo (인스턴트 커피) e açúcar. Ele recebe esse nome de “비튼” (que é batido, torcido) por causa do preparo de café, já que tanto o café quanto o açúcar são batidos com uma colher até formar uma mistura espessa e cremosa, de cor marrom clara, com a incorporação de ar que se forma no topo quando o café é servido.
Chá verde, em coreano, é chamado de 녹차 [noktchá], e a sua versão em latte é feita com chá verde em pó misturado com leite vaporizado, criando uma combinação suave e cremosa. Fica com uma cor verde única e um sabor distinto de chá verde. Pode ser servido quente ou gelado. É uma opção popular para quem aprecia o sabor do chá verde em uma forma mais cremosa e doce.
Apesar do matcha (말차) ser feito de chá verde (녹차), já que ambos vêm da mesma planta Camellia sinensis, há uma leve diferença entre eles: 말차 [martcha] (é assim que se diz “matcha” em coreano) é um tipo de chá verde em pó fino. A diferença é que suas folhas são cultivadas à sombra, o que aumenta ainda mais o teor de clorofila, nutrientes, antioxidantes e o sabor. Além disso, a sua cor verde é mais viva.
Provavelmente você já está por dentro dessa bebida que viralizou no Tik Tok! O café de banana, também conhecido como 바나나 라떼 (Banana Latte), é bem fácil de preparar e você encontra os ingredientes nas famosas lojas de conveniências coreana. Você vai precisar de um copo cheio de gelo, café líquido em saquinho e o 바나나맛 우유 (Banana Mat Uyu) – o leitinho de banana. É só despejar o café no copo com gelo, seguido pelo leite de banana, e pronto!
Se você realmente não curte nada de café, mas ainda quer ter uma boa experiência nas cafeterias coreanas, uma boa escolha é o 핫초코 – que vem do inglês “hot choco”, ou seja, chocolate quente. É feito com cacau em pó ou chocolate derretido misturado com leite quente, criando uma bebida rica e cremosa. Pode ser servido puro ou com coberturas adicionais, como chantilly, marshmallows ou pedaços de chocolate.
Definitivamente, a cultura do café na Coreia está ligada ao estilo de vida moderno e é uma experiência que todo turista deve experimentar pelo menos uma vez na vida, gostando ou não de café, pois vale a pena. As cafeterias coreanas geralmente têm ambientes acolhedores, com atmosferas únicas e decoradas com cuidado, proporcionando um espaço bastante confortável para passar o tempo, seja a lazer ou para estudar e trabalhar.
Gosta da cultura coreana e quer aprender mais sobre o idioma? O Coreano Online é o lugar perfeito para você. Venha conhecer mais os nossos planos e faça parte agora mesmo do maior curso de coreano online do Brasil.
Siga o Coreano Online nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, YouTube e Facebook.