21 Fatos que deixam os coreanos cativados

Parece que há muitas coisas pelas quais os coreanos têm uma forte inclinação. Neste post, você irá descobrir o que mais tem cativado os coreanos ultimamente.

Como em toda cultura, sempre há algo que faz parte do costume de um povo, e não seria diferente na Coreia. Aliás, há algumas coisas que deixam os coreanos cativados, simplesmente apaixonados por aquilo, e você já deve ter percebido que, quando há alguma tendência na Coreia, quase todo o povo acaba seguindo de alguma forma, principalmente os mais jovens. Por exemplo, um corte de cabelo inspirado em um idol, o sapato lindo que a atriz usou no K-drama de sucesso, ou uma trend para o TikTok ou Reels.

Que tal receber e-mails semanais sobre bolsas de estudo na Coreia?

Aliás, o individualismo, como no Ocidente, não é algo tão comum na Coreia. E isso é algo que vem desde antigamente com o Confucionismo. Não é à toa que a palavra “meu” é substituída por “nosso” no coreano: 

  • 우리 집 (nossa casa), mesmo que a outra pessoa não more lá; 
  • 우리 엄마 (nossa mãe), mas a mãe é minha e não sua; 
  • 우리 아빠 (nosso pai); 
  • 우리 할머니 (nossa avó); 
  • 우리 남편 (nosso marido), sim, a esposa pode falar isso até mesmo se estiver conversando com outro homem.

Tendências vão e vêm rapidamente na Coreia, por isso listamos algumas das coisas que deixam os coreanos cativados atualmente. Não generalizando todos, mas a maioria!

coreanos cativados

Fatos curiosos que deixam os coreanos cativados

1. Fechaduras eletrônicas

Com uma tecnologia super avançada, o uso de chave é coisa do passado. Além disso, você pode acabar perdendo as chaves e como vai entrar em casa? Quase todas as casas coreanas, principalmente as modernas, possuem esse sistema eletrônico, onde você simplesmente digita o código e a porta é destravada. O único problema é se você esquecer a senha ou faltar luz.

2. Ir para universidades de prestígios

A pressão para entrar em uma universidade de prestígio é tão intensa na Coreia que muitos estudantes começam a se preparar desde a infância, e isso só vai aumentando com os anos escolares. 

Passar para uma universidade como as SKY (Seoul National University, Korea University e Yonsei University) ou ainda para as mais famosas mundialmente é o sonho de muitos coreanos, que se esforçam ao máximo para alcançar esse objetivo. Além disso, a facilidade para conseguir um emprego depois é um pouco maior do que para aqueles que estudaram em universidades regulares.

3. Soju

A bebida alcoólica mais barata e popular da Coreia tem origem no século XIII, na dinastia Goryeo. Possui um teor alcoólico médio de cerca de 16 a 25% e pode ser misturada com outras bebidas. Geralmente, o 소주 (soju) é feito de arroz, trigo ou cevada.

4. Aprender inglês

Em boa parte, trata-se da competitividade na Coreia em ser o melhor, conseguir o melhor emprego, cargo etc. Além disso, com a globalização e a popularização da cultura coreana, que tem recebido cada vez mais a atenção dos estrangeiros, muitos coreanos têm investido no aprendizado da língua inglesa desde a infância.

E nem sempre basta aprender inglês em um cursinho; aqueles que podem, contratam tutores para ensinar inglês ou enviam seus filhos para estudar no exterior e assim ter uma imersão maior ainda no idioma.

5. Coração com os dedos (finger heart)

Quem nunca fez o sinal de coração com os dedos depois de assistir a um K-drama pela primeira vez ou por causa dos idols de K-pop, que atire a primeira pedra. O famoso finger heart, ou 손가락 하트 em coreano, é talvez o símbolo mais popular na Coreia, além de ser muito fofo.

Ele começou ainda na década de 1990, mas ficou ainda mais famoso durante os anos 2010, quando a hallyu (onda coreana) foi se popularizando globalmente.

6. Mukbang

Uns amam, outros odeiam, mas o fato é que o mukbang (먹방) – aqueles vídeos em que as pessoas ficam comendo grandes quantidades de comida – ainda é bastante popular na Coreia. Mukbang literalmente quer dizer programa de comer, “muk” vem de 먹는, que é comer, e “bang” vem de 방송, que é broadcasting, transmissão, exibição. Alguns YouTubers ficam horas apenas comendo ao vivo, e os fãs vão à loucura.

7. Roupas de casal 

Brega ou fofo? Aí fica ao seu critério, mas usar roupa 커플룩 [kopulluk], do inglês couple look, é super comum na Coreia. Seja usando algumas peças do guarda-roupa combinando ou quase todo o look, você sempre verá um casal desfilando bem parecido nas ruas coreanas.

8. Aparência

Sim, a aparência é importante na Coreia. Cuidar da pele, das roupas e ter um rosto esteticamente bonito fazem parte de ter um ótimo status na sociedade. Aliás, a cirurgia plástica é algo comum no país, tanto entre mulheres quanto homens. Inclusive, muitas jovens coreanas ganham de presente dos pais uma cirurgia plástica ao se formarem no ensino médio. Seja para mexer no nariz ou fazer uma pálpebra dupla, entre outros. 

Esse tipo de presente ocorre nesse período porque há um intervalo de recuperação suficiente entre a formatura do ensino médio e o início da universidade, e também porque, nessa fase, os estudantes geralmente começam uma nova vida, indo para universidades em outras cidades e conhecendo pessoas novas.

9. Skincare

E se tratando de aparência, uma pele bem cuidada é fundamental. Não é à toa que os produtos de skincare coreana ganharam o mundo, pela sua qualidade, funcionalidade e preço mais em conta. Além disso, o número de clínicas de estética avançada e dermatologia na Coreia é tão grande que os valores dos tratamentos podem acabar saindo mais em conta do que nos países ocidentais.

10. Maquiagem

Depois de cuidar da saúde da pele, uma maquiagem estilo K-drama, bem natural para aperfeiçoar a pele, ou mais ousada como no K-pop, ajudam a completar o estilo.

APRENDA NESTE POST: COMO PRONUNCIAR 13 MARCAS COREANAS DE SKINCARE

11. Produtos de luxo

Sim, parte de ter um ótimo status na Coreia é possuir um ou mais produtos de luxo. Marcas como Hermès, Chanel, Dior e Louis Vuitton são algumas das mais marcas populares no país. Aliás, os coreanos chegam a enfrentar longas filas só para adquirir uma bolsa da Chanel, por exemplo.

coreanos cativados

Quer aprender coreano comigo?

12. Análise de cor pessoal

Você é primavera, verão, outono ou inverno? Não entendeu nada, né! A trend da vez na Coreia é fazer a análise de cor pessoal. A pessoa faz um teste com um catálogo de cores para ver aquelas que mais irão realçar sua pele, cabelo e cor dos olhos. Esse teste mostra o seu tipo de cor baseado nas estações do ano.

E saber quais cores ficam melhor em você é uma parte importante da moda coreana, com muitas pessoas fazendo as análises de cores para escolher roupas e maquiagem. Mesmo que, no quesito roupas, muitos coreanos prefiram preto, branco, bege e cinza.

13. MBTI

Se antigamente os coreanos acreditavam que era possível saber a personalidade da outra pessoa através do tipo sanguíneo. Atualmente, é o MBTI que indica como pode ser uma pessoa. Para quem ainda não sabe, MBTI é um teste psicológico que classifica a personalidade dos indivíduos em 16 tipos diferentes.

Por isso, é bem comum ouvir de um coreano: MBTI가 뭐예요? – Qual o seu MBTI (tipo de personalidade)?

14. Internet rápida

Na terra do 빨리빨리 (ppalli ppalli), onde tudo é veloz, a internet também precisa ser. Só para ter uma ideia, para assistir a um vídeo em 4K, um usuário requer apenas uma conexão 30 Mbps usando 5G.

15. Wi-Fi grátis em qualquer lugar

E para a alegria dos coreanos e estrangeiros na Coreia, dá para se manter conectado no país, principalmente nas grandes cidades. Seja em cafés, ônibus, shoppings e até em áreas públicas, é possível conseguir um bom sinal de Wi-Fi.

16. Nível de formalidade

A cultura coreana é bastante hierárquica, por isso, a forma como um coreano fala com o outro pode mudar radicalmente. No nosso post, 7 níveis de formalidade no coreano: aprenda e use corretamente, explicamos detalhadamente cada um desses níveis e os três mais usados no dia a dia. Mas a regra é bem clara: jamais seja informal com quem você não conhece direito.

17. Aegyo

Seja fofo! O 애교 (aegyo) vem do hanja 愛嬌 e significa expressões e comportamentos adoráveis e fofos, seja no tom de voz ou nas expressões faciais, e são populares na cultura coreana, especialmente entre amigos e casais. Geralmente, vemos mais as mulheres, principalmente as mais jovens, usando (ou abusando) do aegyo seja para chamar a atenção do oppa ou, até mesmo, conseguir um desconto na loja.

18. Jogar golfe

Esporte de elite, jogar golfe indica status. E como você já deve ter percebido neste post, ter um ótimo status é uma das coisas que os coreanos são apaixonados. O golfe é um esporte muito popular entre os coreanos, com muitos campos de golfe e até clubes para aprender a jogar virtualmente.

19. Usar óculos de grau como acessório e nem sempre por necessidade

Não é preciso ter uma visão com problemas para usar óculos de grau na Coreia. Eles são frequentemente usados como acessórios de moda, mesmo por pessoas com visão perfeita, apenas para completar o visual, deixando a pessoa mais estilosa. Alguns nem mesmo possuem lentes, só a armação mesmo.

20. Se encontrar com os amigos em cafés

Se você ama receber amigos em casa, saiba que na Coreia, um dos costumes mais comuns é se encontrar com os amigos em cafés e colocar a conversa em dia. Também, com tantas cafeterias temáticas, não faltam lugares para sair e se encontrar com os amigos.

21. Dividir comida

O ato de dividir a comida é normal na Coreia; geralmente os coreanos deixam uma tigela com a comida e vão se servindo ali mesmo. Por isso, é bem provável que se você estiver comendo junto com um coreano, ele poderá pegar uma porção de comida da tigela com o 젓가락, os pauzinhos (hashi), ou mesmo com uma colher que ele já lambeu.

Continue acompanhando o Blog do Coreano Online para saber mais sobre curiosidades da cultura coreana. E aproveite para aprender essa língua que nos fascina, estudando no Coreano Online. Conheça as vantagens de estudar com a gente.

Nos siga nas redes sociais:  Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.