⚡️ INTENSIVÃO DE COREANO⚡️
Inscreva-se e concorra a uma vaga VIP com aulas de conversação individuais e muito mais!
0
DIAS
:
0
HORAS
:
0
MINUTOS
:
0
SEGUNDOS
Sabia que há 6 maneiras bem diferentes de dizer vida em coreano? Pois é, cada palavra traz um uso e significado bem diferentes. Mas não se preocupe, pois iremos te ensinar como usar cada uma delas da forma correta.
Já parou para pensar que uma palavra gramaticalmente pequena como “vida” possui um grande significado? De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra vida possui diversos conceitos, dentre eles estão: período de tempo compreendido entre o nascimento e a morte de um ser vivo; existência; conjunto de propriedades, atividades e funções (replicação, mutação, reprodução, entre outras) que caracterizam e distinguem um organismo vivo de um morto; uma determinada fase desse período; tempo de existência ou de funcionamento de uma coisa. É a mesma coisa com a palavra vida em coreano, mas aqui para cada conceito há 6 maneiras diferentes de usá-la.
Sim, 6 maneiras diferentes de falar sobre a vida em coreano! Como você já deve saber, a língua coreana é rica e diversificada, oferecendo múltiplas formas de expressar conceitos que, em português, poderiam ser escritos de maneira semelhante, mas que no coreano carregam conotações e usos específicos. Por isso, torna-se essencial entender suas diferenças para uma comunicação eficaz.
Ao pé da letra, seria “fôlego da garganta”, já que 목 [môk] é garganta e 숨 [sum] é fôlego. Mas 목숨 se refere à vida no sentido de algo que você possui, onde você luta para mantê-la, ou seja, a sobrevivência física ou existência. É o suspiro de vida que você pode perder a qualquer momento. É usado somente com pessoas ou animais. Usamos em contextos onde a vida de uma pessoa ou animal está em risco ou quando se fala sobre a sobrevivência dela.
Geralmente, 목숨 é usada em frases do tipo:
Literalmente “pendurar a vida”, já que 걸다 significa “pendurar”.
Dar fim à vida, deixar de respirar pela garganta.
Usamos 생명 para falarmos da qualidade de vida de pessoas, animais e plantas, um ser que está no ventre de alguém e vai nascer. Vem do hanja 生命, onde 生 (생) significa vida, período de vida, nascimento. Já 命 (명) seria o destino, ordem. Seria a vida no sentido biológico e essencial.
A palavra 삶 refere-se à vida em oposição à morte – 죽음 [djugum], ], estar vivo. “삶” é uma forma substantiva do verbo viver, que em coreano é chamado de 살다 [sardá].
Esta expressão pode ser usada para comparar a vida de alguém da cidade ou no campo.
Além de 삶, uma outra palavra que podemos usar para falar sobre a vida de alguém, a maneira como alguém vive ou o período de tempo enquanto uma pessoa está viva é 인생. Essa palavra vem do hanja (caractere chinês) 人生, onde 人 (인) significa “homem, pessoa” e 生 (생) é “vida ou tempo de vida”.
DICA: Aqui, podemos usar tanto 삶 quanto 인생 para se referir à vida de outra pessoa.
• 3 PALAVRAS COREANAS COM A MESMA PRONÚNCIA, MAS COM SIGNIFICADOS DIFERENTES
• 11 PREPOSIÇÕES EM COREANO ESSENCIAIS PARA USAR NO DIA A DIA
• FUTURO EM COREANO: 7 PALAVRAS PARA USAR DE FORMAS DIFERENTES
• COMO DIZER BOM DIA EM COREANO DE 12 FORMAS DIFERENTES
• 12 DIFERENTES MANEIRAS DE DIZER BOA NOITE EM COREANO
Refere-se ao estilo de vida ou modo de viver, ao ato de ganhar a vida realizando um determinado trabalho, às atividades diárias, hábitos e rotinas de uma pessoa. É bastante usado para descrever como alguém vive sua vida cotidiana. Vem do hanja 生活, onde 生 (생) significa vida, período de vida, nascimento, e 活 (활) é existência, sobrevivência.
Por fim, temos 생물, que se refere ao ser vivo ou organismo, pois vem do hanja 生物, onde 生 (생) é o que já vimos antes e significa vida, período de vida, nascimento, e 物 (물) é coisa, substância, criatura.
Já conhecia todas essas formas de dizer “vida” em coreano? Compartilhe este post com seus amigos para eles aprenderem também!
Venha estudar no Coreano Online, o maior curso online do Brasil. Clique aqui para conhecer todas as vantagens de ser um dos nossos alunos.
Acompanhe nossos conteúdos diários nas redes sociais: Instagram (e Threads), TikTok, X (Twitter), YouTube e Facebook.